sábado, 13 de agosto de 2011

O DISCO DA SEMANA


Fonte: http://www.forroemvinil.com/ 
Colaboração de Francisco Edvaldo Silveira, de Morrinhos – CE.

Amigos que sabem da minha paixão pela boa música nordestina às vezes me perguntam qual o maior cantor de forró de todos os tempos... É uma pergunta difícil, afinal de contas nós tivemos cantores maravilhosos como Jackson do Pandeiro, Ary Lobo, Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Messias Holanda, mas sempre destaco a figura de LINDU (Lindolfo Barbosa) como um dos maiores, senão o melhor cantor de forró que o Brasil já teve em toda a sua história. E esse disco, então, é um clássico na sua discografia. Lançando em 1975, esse disco ganhou as rádios de todo o Nordeste, com destaque para a faixa título que foi uma das mais executadas. Mas tem outros clássicos neste LP... É o caso de "Por causa da Pepita", de João Gonçalves e Genival Lacerda e "Esquenta moreninha", de Assisão. Uma pedrada de forró! Um disco pra ninguém botar defeito. Veja abaixo, o texto extraído da contracapa do LP:

“Trio Nordestino (Lindú, Cobrinha e Coroné) o autêntico Trio Nordestino, batizado e elogiado por Luiz Gonzaga, o nosso querido Lua, chegou com o FORRÓ PESADO, um LP pra nordestino nenhum botar defeito. Criadores de inúmeros sucessos, o endiabrado trio segue afiadíssimo neste novo lançamento, mostrando que não está para brincadeira quando o negócio é atacar de forró.” (Texto de Edmundo Viana, extraído da contra capa)


Direção artística de Oséas Lopes, um trabalho que se destaca dentro da impecável discografia do Trio pelas participações do 7 cordas e do cavaco na mixagem. Esse é um dos melhores discos do Trio, sem demagogia, pergunto: Qual música não é muito boa?
Algumas das músicas desse LP ficaram bastante conhecidas, foram pras coletâneas, e outras ficaram esquecidas aqui no vinil e se for ‘pesar’ direitinho, elas são tão boas quanto as outras. Sendo assim, destaque para as músicas do lado B.


Trio Nordestino – Forró pesado
1975 – Copacabana



#01. Forró pesado (Assisão – Lindolfo Barbosa)
#02. Por causa da pepita (João Gonçalves – Genival Lacerda)
#03. Tinguelingue (João Silva – J. B. Aquino)
#04. Esquenta moreninha (Assisão)
#05. Apague o candieiro (João Silva – Raymundo Evangelista)
#06. Fole de ouro (Jorge de Altinho)
#07. O que é que você está fazendo ai meu bem (Don)
#08. Paguei pra você tocar (Anastácia – Dominguinhos)
#09. Sapo cururu (Jorge de Altinho – Julio Cesar)
#10. Ela pede mais (Lindolfo Barbosa)
#11. Quer casar vambora (Reivan Antonio Ceará)
#12. São João no quintal (Anastácia – Dominguinhos)

Para baixar esse disco, clique aqui.

4 comentários:

  1. Ols, você sabe de quem é este forro? Começa assim....sapo cururu na beira do rio, não me jogue na água, que eu morro de frio. Tem gato de bota, cavalo marinho, lobo mau pega menino (2x) a fogueira ta queimando....

    ResponderExcluir