quarta-feira, 31 de outubro de 2018

SACI X HALLOWEN


(Imagem: reprodução/ Facebook/ Sociedade dos Observadores de Saci)

31 de outubro (31/10):
Dia do Saci ou Dia das Bruxas?
Entenda a história
As duas comemorações são no mesmo dia e não anulam uma a outra. O Dia do Saci prega a perpetuação da cultura e do folclore brasileiro

O Dia das Bruxas, Halloween em inglês, que surgiu nos Estados Unidos, ganhou o mundo e é uma das datas comemorativas mais lucrativas e comerciais sob o pretexto de "doces e travessuras" e pela compra de fantasias e adereços. No Brasil, a abrangência não é diferente, mas há quem defenda que o dia seja comemorado sob outra ótica e destaque outro protagonista: o Saci Pererê.

Pensando em homenagear e perpetuar a cultura do País e ir de encontro ao consumismo e comercialização que acontecem no Dia das Bruxas, estudiosos e entusiastas do foclore brasileiro criaram o Dia do Saci e instituiram a celebração para o mesmo dia do Halloween. A ideia surgiu da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), criada em 2003 em São Luiz do Paraitinga, interior de São Paulo, para estudar não só o saci, como outros mitos brasileiros.

Flávio Paiva, colunista de cultura do O POVO e membro da Sosaci, explica a escolha da data. "A ideia que fosse no mesmo dia foi pra criar um conflito e ir de encontro com a data americana. Não é uma festa 'do contra', é uma festa para dar alternativa a quem gosta desse tipo de manifestação e quer celebrar a brasilidade", aponta.

Leia matéria completa na edição de hoje de O POVO: https://www.opovo.com.br/noticias/curiosidades/2018/10/31-de-outubro-31-10-dia-do-saci-ou-dia-das-bruxas.html

LEIA TAMBÉM: http://maladeromances.blogspot.com/2016/10/saci-perere-x-hallowen.html



terça-feira, 30 de outubro de 2018

Leandro no Itaú Cultural




LEANDRO GOMES DE BARROS
Biografia

Leandro Gomes da Nóbrega (Pombal, PB, 1865 - Recife, PE, 1918). Cordelista. Nasce em Pombal, Paraíba, na fazenda Melancia, e é sobrinho materno do padre Vicente Xavier de Farias (1822- 1907), que ajuda a criá-lo. Sua relação com o tio, entretanto, não é fácil, o que faz com que fuja de casa com 11 anos, por causa dos maus-tratos que sofre. Muda seu sobrenome de Nóbrega para Barros depois de ter sido prejudicado pelo padre na partilha dos bens da família. Na infância, mora em Teixeira, Paraíba, onde convive com diversos violeiros, até que, em 1880, a família se muda para Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Em 1889, começa a publicar seus versos, sendo um dos pioneiros da literatura de cordel. Produzindo de maneira intensa e independente, adquire, em 1906, uma pequena gráfica para imprimir e distribuir os próprios trabalhos. Com sua morte, o genro e escritor Pedro Batista (1890-1938) obtém os direitos de publicação de sua obra. Porém, três anos depois, a viúva de Barros, Venustiniana Eulália de Souza, vende esses direitos para o editor e poeta João Martins de Ataíde (1880-?), que passa a publicar os textos sem creditar-lhe a autoria e fazendo alterações nos originais, o que torna difícil compilação da obra de Barros, estimada em mais de 600 títulos.

FONTE: Itau Cultural
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5873/leandro-gomes-de-barros