sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

II ENCONTRO NORDESTINO DE CORDEL

 
Em junho de 2009, foi realizado em Brasília, no Teatro da Caixa Economica, O I Encontro de Cordelistas, com a presença do então presidente Lula e do ministro Juca Ferreira na solenidade de abertura. Breve irá acontecer o II Encontro, que terá, dentre outras coisas, a missão de dar continuidade ao que foi conquistado naquele momento histórico.
O poeta Chico Repentista me adianta um pouco do que deverá acontecer este ano, no período de 13 a 15 de fevereiro...
 
(Clique na imagem para ampliar)
 
A CAIXA Cultural e Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno - ACRESPO convidam para o II ENCONTRO NORDESTINO DE CORDEL EM BRASÍLIA, de 13 a 15 de fevereiro de 2013, na CAIXA Cultural Brasília– Teatro da CAIXA. Veja programação completa abaixo. Patrocínio CAIXA e Governo Federal.
II ENCONTRO NORDESTINO DE CODEL EM BRASILIA 
A Literatura de Cordel e sua expressão-irmã, o Repente, nas suas vertentes cantoria de viola, coco de embolada e aboio improvisado já compõem o universo de uma nova profissão reconhecida por lei aprovada no Congresso Nacional e registrada no Ministério do Trabalho.
Nos últimos anos tivemos algumas conquistas importantes, como o já citado reconhecimento da profissão, uma luta de 25 anos que estava esquecida nos armários do Congresso Nacional e que foi reavivada após o I ENCONTRO NORDESTINO DE CORDEL BRASILIA, graças ao empenho do então presidente Luís Inácio Lula da Silva, que honrou o evento com a sua presença.
Uma pauta de doze itens foi apresentada à época e o presidente Lula encarregou o então ministro da Cultura, Juca Ferreira, a coordenar o encaminhamento de cada uma daquelas reivindicações. Algumas caminharam com sucesso, outras com dificuldade e outras não saíram do papel. Mas é assim mesmo. Nada se resolve como num passe de mágica. “Não há caminho, o caminho se faz ao caminhar”.
A luta continua e precisamos avançar no rumo da concretização dos direitos do profissional do repente e do cordel, do aboio e da contação de causos, artistas contemplados no projeto de lei que reconheceu a profissão.
Um segundo encontro se faz urgente para que possamos fazer um balanço dos avanços, dos entraves e dos recuos bem como dos novos desafios que ainda não estavam contemplados naquele primeiro momento. Só assim estaremos aptos a nos mobilizarmos e fazermos valer o que se conquistou e o que se continua como objetivo a alcançar.
Este segundo encontro de repentistas e cordelistas em Brasilia, será mais um momento histórico para a cultura popular brasileira, por que somente com as tintas da luta se desenha a arquitetura das conquistas e se escreve a história dos avanços sociais e culturais.
Que este encontro seja mais um poema de luta e vitória na trajetória de uma profissão que é uma das mais árduas, mas sem dúvidas é a que mais dá orgulho aos seus seguidores. Qual a profissão cujos membros quando se reúnem socialmente, foram do trabalho, quase só conversam sobre o que fazem? Com certeza é a profissão de poeta.
 Crispiniano Neto
 

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

AINDA O CENTENÁRIO DO REI

Desenho de Willian Jeovah Medeiros (Paraíba)
 
Centenário de Luiz Gonzaga é celebrado à base de xote e baião
No anfiteatro do Dragão do Mar, Waldonys, Nonato Luiz, Manassés, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolf Forte, Sirano, Orquestra da Uece e Chambinho do Acordeon prestam homenagens à Gonzagão
 
 
O anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema) será palco para uma noite especial hoje, a partir das 20 horas.

Tendo como mote a celebração do centenário do mestre Luiz Gonzaga, ocorrido em 2012, o local - em parceria com a Assembleia Legislativa (por meio de requerimento do deputado Lula Morais) - reúne vários artistas para reviver a rica obra do filho de Januário. Subirão ao palco, assim, os músicos cearenses Waldonys, Nonato Luiz, Manassés, Adelson Viana (direção musical), Cainã Cavalcante, Rodolf Forte, Sirano e Orquestra da Uece, esta sob a regência do maestro Alfredo Barros.

A participação especial do evento ficará a cargo de Chambinho do Acordeon, que deu vida à Luiz Gonzaga nos cinemas com o filme Gonzaga - De Pai Pra Filho, do diretor Breno Silveira. No repertório, como já é de se esperar, muito forró, xote e baião em clássicos como “Exu”, “Qui Nem Jiló”, etc.
SERVIÇO

Show Homenagem do Ceará aos 100 anos de Luiz Gonzaga
Quando: hoje, às 20h.
Onde: anfiteatro do Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema).
Entrada franca - ingressos distribuídos a partir das 14h.
Outras informações: 3488 8600.
FONTE: Jornal O POVO (Vida & Arte)