sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A CULTURA POPULAR DO CORDEL




As histórias engraçadas e rimadas da literatura de cordel provocaram boas risadas no público que se reuniu na Tenda de Pasárga, na Feira do Livro, para ouvir o cearense de Quixeramobim Arievaldo Viana. Ele é escritor, poeta popular, ilustrador e uma das grandes expressões da literatura de cordel do país. Viana fez um pequeno histórico sobre a origem dessa poesia popular nordestina explicando que “ela é herdeira direta da tradição grega  da oralidade e cheia de influências dos trovadores medievais da Península Ibérica.”
 
Foi graças aos folhetos de cordel que ele aprendeu a ler aos cinco anos de idade: “ Minha avó Alzira lia em voz alta as histórias para mim. E eu tinha uma verdadeira obsessão, principalmente pelos folhetos de João Grilo.  Ganhei uma cartilha e  comecei a  juntar as vogais e as consoantes .  Em dois meses eu estava alfabetizado.”

 
Ele declamou histórias de vários artistas populares e outras de sua autoria que foram aplaudidas  e seguidas de muitas gargalhadas, como “Queixas de uma vaca a Roberto Carlos”, baseada na polêmica propaganda  do “rei”  feita para um  frigorífico:


“…Você que teve da gente
Respeito, amor e carinho
Por um punhado de grana
Numa atitude caótica
Largou a macrobiótica
Pra comer carne e toucinho…”

 
Viana já escreveu mais de 100 livretos de cordel e publicou  como autor e ilustrador, cerca de 30 obras. Recebeu o selo “altamente recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e teve livros incluídos no catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, uma das mais importantes do mundo. Alguns livros também foram adotados pelo Programa Nacional da Biblioteca Escolar,do Ministério da Educação. São eles: “A raposa e o cancão”; “A ambição de Macbeth”;  “A Maldade feminina”;”João de Calais e sua amada Constança” e “O beabá do sertão na voz de Gonzagão”. Ele também fez adaptações de contos de Simões Lopes Neto para o cordel.


 
No final da tarde desta quinta-feira, Arievaldo Viana  participou do Ciclo A Hora do Educador ministrando a oficina “O cordel em sala de aula”, que foi realizada na Sala de Vídeo da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro.
 
Criado em 2002, no município cearense de Canindé, o projeto “ Acorda Cordel Na Sala de Aula” propõe a utilização da poesia popular como importante ferramenta pedagógica. O crescente interesse pela Literatura de Cordel fez com que o projeto  fosse implantado em vários municípios do Ceará e até em outros estados do país.
 
Arievaldo Viana ressaltou que por meio do cordel, os alunos podem se interessar pela leitura:
- A criança se encanta com as rimas e isso desperta o desejo pelo livro. Por essas minhas andanças pelas escolas, desde 1999, eu vejo que alunos da 4ª , 5ª  séries têm uma dificuldade imensa de ler. De que adianta saber Matemática, Geografia, Biologia? O cordel pode desenvolver o gosto pela leitura, com toda a certeza.
É a terceira vez que Arievaldo Viana vem à Feira do Livro.