segunda-feira, 8 de julho de 2019

CORDEL NA FLIP


A CONVITE DO IPHAN, CORDELISTAS PARTICIPAM DA FEIRA DO LIVRO DE PARATY-RJ

Cordelistas de diversas partes do Brasil receberam convite do IPHAN, através de Maria Elisabeth de Andrade Costa, chefe da Divisão de Pesquisa do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, para participar da FLIP Paraty 2019, divulgando a nossa Literatura de Cordel, que foi reconhecida em 2018 como Patrimônio Imaterial do Povo Brasileiro.

Participam desse grupo os poetas Arievaldo Vianna (CE), Anilda Figueiredo (da Academia de Cordelistas do Crato-CE), Klévisson Viana (Tupynanquim Editora-CE), Bráulio Tavares (PB), Chico Feitosa (CE), Severino Honorato (PB) Paola Torres (CE), Moreira de Acopiara (CE), Varneci Nascimento (BA), Ana Ferraz (Editora Coqueiro - PE), Cacá Lopes (PE), Dalinha Catunda (CE) e muitos outros.

* * *


Professora Luitgarde Cavalcanti


PALESTRA SOBRE O MUNDO BEATO

O espaço do cordel contará também com a presença da professora Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, antropóloga, estudiosa da cultura nordestina, envolvendo aspectos do messianismo. Ela fará uma palestra sobre os BEATOS, com destaque para as figuras do Padre Ibiapina e Antônio Conselheiro, com apresentação de quase desconhecida, porém essencial bibliografia sobre a Guerra de Canudos. Luitgarde pretende relançar o seu livro "Pelos Sertões do Nordeste", uma coletânea de artigos sobre análises do Mundo Beato, Migrações, Cangaço, Planejamento Econômico e outras reflexões sobre o sertão, num total de  618 páginas.

ARIEVALDO VIANNA