sábado, 31 de agosto de 2019

CENTENÁRIO DE JACKSON




Correios lançam selo em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro



Apresentação oficial do selo ocorreu no dia 25 de maio, no Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande

O centenário de nascimento do cantor e compositor Jackson do Pandeiro inspirou a criação de um selo comemorativo pelos Correios e Telégrafos. O ‘rei do ritmo’, como é conhecido o paraibano, nasceu em 31 de agosto de 1919 na cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, a 103 quilômetros de João Pessoa.
Jackson, que tinha como nome de batismo José Gomes Filho, passou boa parte da vida na cidade de Campina Grande. A motivação para a arte nasceu da admiração pelo trabalho da mãe, que cantava coco, com quem ele começou a tocar aos sete anos.
O artista trabalhou em várias rádios em Campina Grande, João Pessoa e Recife. No momento em que foi para Pernambuco, passou a receber a atenção da mídia e ficou conhecido como o homem orquestra pelo domínio da percussão. O estouro do talento do paraibano aconteceu quando ele gravou o sucesso ‘Sebastiana’ na década de 1950.

Jackson morreu em 10 de julho de 1982, em Brasília, quando tinha 62 anos de idade. Ele brilhou no forró e também no samba.

A apresentação oficial do selo aconteceu no dia 25 de maio, no Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, com a presença de representantes dos Correios, dos criadores do selo, autoridades, além de convidados e da população em geral.


quarta-feira, 28 de agosto de 2019

IMAGENS DA BIENAL

Participamos da XIII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ, um dos maiores eventos literários do país. Mais uma vez, o destaque ficou por conta da PRAÇA DO CORDEL, o recanto mais animado da feira. Seguem algumas imagens do evento, para os leitores do blog ACORDA CORDEL que lá estiveram ou não puderam se fazer presentes:


Com Maílson Furtado Viana


Com Paola Torres

 

Com Luciano Dídimo, no lançamento de 100 SONETOS DE 100 POETAS


Lançamento de Klévisson e Arlene Holanda


Lançamento de OS MILAGRES DE ANTÔNIO CONSELHEIRO
com Manoel Severo Barbosa e Bruno Paulino


Com meu querido amigo Jáder Soares - o Zebrinha


Turma boa do Cordel


Meu pai, Evaldo Lima, declamando na Praça do Cordel ao lado de Bule-Bule


Stand da Editora IMEPH


Com meu caçulinha João Miguel


Com Fabiano Piúba, Camilo Santana, Klévisson Viana e 
meu sobrinho Khalil Antônio.