quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SESQUICENTENÁRIO DO POETA


Evento reuniu os maiores nomes do cordel na atualidade

POMBAL REALIZA FEIRA DE CORDEL PARA HOMENAGEAR LEANDRO GOMES DE BARROS
Com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) do governo da Paraíba, a professora Ione Severo promoveu de sábado (26/09) até a terça-feira (29/09), no Largo da Praça do Centenário, na cidade de Pombal, a Feira de Cordel Poeta Leandro Gomes de Barros.
A feira faz parte do projeto cultural “Artes, luzes e versos: a festa do cordel de Leandro Gomes de Barros”, idealizado em parceria com as escolas estaduais que a compõem.
O evento, em comemoração aos 150 anos do poeta conta também com oficinas de xilogravuras pelo poeta Marcelo Soares e cordel com o poeta Klevisson Viana, iniciadas nesta quarta-feira (23) até esta sexta-feira (25), na Escola Estadual Arruda Câmara.
No evento serão realizadas exposições e venda de cordéis de 20 poetas oriundos de vários Estados do Brasil. Também acontecerão apresentações culturais.
“A cada noite teremos apresentações de cantadores repentistas, que cantarão versos do poeta Leandro Gomes de Barros, assim como contações de histórias, recitais de poesia de cordel, lançamento de livros e apresentações dos projetos das escolas estaduais da 13ª GRE”, contou a idealizadora.
Neste período, também acontecerão, durante o dia, duas mesas-redondas e palestras em vários espaços da cidade de Pombal, abordando a temática do Sesquicentenário do Poeta Leandro Gomes de Barros e a divulgação da sua obra.
Visita a Fazenda Melancia, local de nascimento do poeta

Projeto
A proposta do projeto “Feira de Cordel Poeta Leandro Gomes de Barros”éproporcionar a difusão da vida e da obra do poeta além de possibilitar um grande encontro de poetas oriundos de vários Estados do Nordeste e do Brasil que participarão de diversas formas, expondo seus folhetos; ministrando oficinas de cordel e de xilogravura; realizando apresentações de viola e repente, lançando livros, ou ainda, participando de mesas redondas com discussões sobre a importância de Leandro Gomes de Barros para nossa história cultural e literária.
“Trata-se de uma proposta relevante pela contribuição que será para os professores, estudantes e toda população de Pombal e da região, que anseia em conhecer mais sobre o nosso poeta maior e sobre a Literatura de Cordel. Quero destacar também que a feira vai ocorrer dentro das comemorações festivas alusivas ao aniversário da cidade de Pombal”, explicou Ione.

Arievaldo e Klévisson Viana
“Artes, luzes e versos:
a festa do cordel de Leandro Gomes de Barros”
O projeto é realizado durante todo o ano de 2015. Trata-se de uma extensa programação composta por lançamento de livros, mostra de curtas, recitais, festivais de poesia, declamação de cordéis, concurso de poesia, exposições, entre outras atividades. O projeto foi idealizado devido à comemoração do Sesquicentenário do poeta Leandro Gomes de Barros no ano de 2015.
Ione Severo, com os poetas Chico Pedrosa, Klévisson e Arievaldo Vianna
“Isto nos moveu a fazer uma programação especial na cidade de Pombal, onde todas as cidades vizinhas estão convidadas a participar, em especial as escolas da 13ª GRE. Estaremos realizando um projeto que contempla eventos e ações pedagógicas que envolvem essa temática, com o objetivo de divulgar a poética de Leandro Gomes de Barros a partir da música, do teatro, do cinema, de feiras e festivais poéticos, durante todo o ano”, disse Ione Severo.

Leandro Gomes de Barros:
É considerado um dos mais importantes poetas populares do Nordeste. Foi autor, editor e distribuidor, fazendo-se uma das maiores expressões do mundo do cordel.
Seus primeiros títulos começaram a ser impressos em 1893. Nascido em 19 de novembro de 1865 no sítio Melancia, em Pombal, Leandro Gomes de Barros morou em Teixeira, município vizinho a Pombal, até 1880. Mudou-se com a família para Vitória de Santo Antão, Pernambuco, para onde levou as raízes da poesia, iniciando em 1889 a produção do folheto que o tornaria célebre. Faleceu em Recife, no dia 04 de março de 1918.
Em 1909, residindo no Recife, não tinha outra atividade alternativa a não ser fazer versos e vendê-los no Mercado São José, nas bodegas/vendas perto do largo da estação, nos trens ou em sua própria casa. Foi assim que conseguiu sustentar sua grande família. Leandro Gomes de Barros foi seguido por poetas como Francisco das Chagas Batista, que começou a fazer versos em 1902, juntamente com João Melquiades. Estes poetas viajavam anualmente, na época das safras de produtos sazonais, pelos sertões da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará para vender seus folhetos de cordel.
Fonte: LIBERDADE PB http://www.liberdadepb.com.br/