quarta-feira, 22 de agosto de 2018

AGENDA


SEGUNDA NOITE DE VIOLA
NO SERTÃO DE CANINDÉ
A noite da próxima sexta-feira, 24/08, não será apenas uma noite atraente de luar no sertão. Será também uma noite de animada cantoria de viola com os grandes poetas repentistas Geraldo Amancio e Antonio Jocélio. É o que promete o promotor do evento, Higino Luís Barros de Mesquita, proprietário da fazenda Riacho do Facão, interior de Canindé, Ceará.
É a segunda grande cantoria que Higino Luís patrocina e convida o público em geral para prestigiar a famosa dupla de violeiros. Antes da apresentação dos cantadores, será feito o lançamento do livro "No tempo da lamparina - Memórias de um menino sertanejo", de autoria do escritor e cordelista cearense Arievaldo Viana.
O anfitrião do evento avisa que a cantoria será no estilo “pé de parede”, como antigamente, com direito a bandeja para coleta dos cantadores, e também a sugestões de motes e pedidos de temas de viola pela plateia. Sintonizado continuamente com o sertão, seus costumes e tradições, Higino Luís mantém-se fiel às suas origens e é um dos maiores entusiastas da cultura popular regional.
O acesso à fazenda Riacho do Facão é feito pela BR-020, sentido Canindé-Boa Viagem. Na localidade de Santa Clara, tem início a estrada vicinal que leva até à fazenda.
Em versos, o poeta Pedro Paulo Paulino também reforça o convite:

Em 24 de agosto,
No Riacho do Facão,
Será grande a cantoria,
Muito improviso e canção,
Com dois grandes cantadores!
Convidamos os senhores
Para essa honrosa atração.

A dupla Antonio Jocélio,
Geraldo Amancio Pereira,
Dois poetas inspirados,
Repentistas de primeira,
A tradição recomenda,
Pois no pátio da fazenda
Vão cantar a noite inteira.

Higino Luiz Mesquita,
“Cabôco” bom do sertão,
É quem faz esse convite,
Com muita satisfação:
Um casal bem nordestino,
Dona Edileuza e Higino,
Será nosso anfitrião.

É este o segundo evento
Nessa fazenda afamada,
Onde a paz e a alegria
Fizeram sua morada.
Dizer isso, nem precisa,
No entanto, Higino avisa
Que lá não se paga nada.

Assim sendo, anote aí
Essa grande cantoria,
Uma noite de luar,
De viola e poesia.
Eu mesmo não vou perder,
Chego quando anoitecer
E só volto no outro dia.


PPP

* * *

CANTORIA PÉ-DE-PAREDE 
E LANÇAMENTO


Novo livro de Arievaldo Vianna será lançado sexta-feira (24/08) em Canindé

O novo livro de Arievaldo Vianna ("No tempo da lamparina - Memórias de um menino sertanejo")  será lançado na próxima sexta-feira, dia 24 de agosto, na Fazenda Riacho do Facão, em Canindé-CE. Na oportunidade, haverá uma grande cantoria “pé-de-parede” com a dupla Geraldo Amâncio e Antônio Jocélio. Essa cantoria, realizada anualmente pelo ex-prefeito Higino Luiz Barros de Mesquita, já é tradicional na região dos Sertões de Canindé. O acesso é pela BR-020 até a localidade de Santa Clara, quando o restante do percurso é feito em estrada vicinal até a fazenda.
O público geralmente ultrapassa uma média de 500 pessoas. Na tradicional cantoria PÉ DE PAREDE, com direito a bandeja, os temas e os motes são dados pela plateia.
O lançamento do livro NO TEMPO DA LAMPARINA - MEMÓRIAS DE UM MENINO SERTANEJO ocorre em ambiente muito apropriado e será logo na abertura da cantoria, por volta de 19h30min.