sábado, 21 de abril de 2012

GONZAGÃO EM BRASILIA



Com show eletrizante do cantor BEIRÃO (Beirão canta Gonzagão) os escritores Arievaldo Viana e Lucília Garcez lançaram dois livros em homenagem ao centenário do Rei do Baião. Durante a apresentação, as belíssimas ilustrações de Jô Oliveira, feitas com exclusividade para o livro "O REI DO BAIÃO - DO NORDESTE PARA O MUNDO" (Editora Planeta Jovem) foram exibidas num telão que ficou no fundo do palco. A seguir algumas fotos do lançamento. Todas as fotos são do artista plástico VALDÉRIO COSTA, Nordestino-Potiguar, excelente figura humana que conheci nas feiras de livro do Planalto Central.


Na foto acima, com o amigo VOLMI BATISTA, do Clube da Viola do Cerrado, produtor da dupla Zé Mulato e Cassiano, a mais autêntica dupla caipira do Brasil em atividade.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

LANÇAMENTO EM FORTALEZA

ANTOLOGIA DO CORDEL BRASILEIRO

Um passeio pelo que de melhor foi – e é – feito por grandes cordelistas brasileiros é o que se oferece neste livro.

Nesta Antologia do cordel brasileiro, organizada por Marco Haurélio, notável poeta, cordelista e pesquisador da cultura popular brasileira, o leitor tem acesso a um leque variado de cordéis, desde aqueles inspirados no conto maravilhoso, ou conto de fadas, como outros em que predominam mitos da Grécia Antiga e até alguns que deitam raízes nas histórias de animais.

Reunindo produções de autores que se destacaram ao longo do século XX e também de poetas que, atualmente, graças a sua arte, mantêm a popularidade com qualidade (como os cearenses Rouxinol do Rinaré, Evaristo Geraldo, Klévisson e Arievaldo Viana), esta Antologia é uma excelente radiografia desse gênero da literatura popular brasileira.



·      Lançamento - ' ANTOLOGIA DO CORDEL BRASILEIRO'

Cidade: Fortaleza/CE

Data e Hora: Quinta-feira, 26 de abril às 19h

Local: Livraria Cultura - loja: Shopping Varanda Mall

 - Av. Dom Luís, 1010 - Meireles

Autor: Marco Haurélio (org.)

Editora: Global

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL


Hoje foi um dia pra lá de atarefado. Só agora pudemos prestar a nossa homenagem a MONTEIRO LOBATO. É devido a data de seu nascimento, 18 de abril, que foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil. Em 2007 fizemos estes versos para lembrar a data. O texto foi publicado em folheto pela editora IMEPH, de Fortaleza-CE. Eis alguns trechos:


Nessa data tão marcante
Dia 18 de abril
Todo o Brasil comemora
Dia do Livro Infantil
Pois nesse dia tão grato
Nasceu Monteiro Lobato
Grande escritor do Brasil.


José Monteiro Lobato
Nasceu lá em Taubaté
No Vale do Paraíba
Onde viceja o café
Foi um garoto eloqüente
Travesso e inteligente,
Tornou-se um homem de fé.


Fé na cultura e na força
Dessa pátria brasileira,
E fez da Literatura
Sua paixão verdadeira
Para a criança escreveu
E o Brasil conheceu
Uma obra de primeira.


Tia Anastácia, Visconde,
Dona Benta e Narizinho
Emília, Tio Barnabé,
Cuca, Saci e Pedrinho
São personagens amados
Que sempre serão lembrados
Com gratidão e carinho.


Os seus livros infantis
Têm mais graça e poesia
Falam de história, gramática,
Ciência e astronomia
No meio das brincadeiras
Há lições bem verdadeiras
De pura filosofia.




Dizia que um país
Para ser grande nação
Se faz com homens e livros
Eis uma sábia lição
E que a nossa criança
Para ter mais esperança
Precisa de EDUCAÇÃO.


Com grande programação
Todo o Brasil reconhece
O valor desse escritor
Que todo o Brasil conhece
Devido ao Sítio, tão belo,
Do Pica-Pau Amarelo
Que a todos nós enternece.



Fez “O Poço do Visconde”
“Reinações de Narizinho”
“As Memórias da Emília”
“As caçadas de Pedrinho...”
Em campanhas resolutas
Abraçou algumas lutas
Ao longo de seu caminho.


 
A exploração do petróleo
Foi sua grande bandeira
E às vezes atrapalhava
Sua brilhante carreira
De escritor consagrado,
Mas deixou grande legado
Para a pátria brasileira.

 
(...)

Arievaldo Viana

segunda-feira, 16 de abril de 2012

BLOG "ROSA & BLUE" comenta o Chapeuzinho



Uma coisa que sempre me chamou muito a atenção é a maneira como as histórias infantis são contadas e principalmente os assustadores cantos de ninar. Já pensou dormir ouvindo sua mãe dizer, boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta!? Quem dormiria assim, acredito que muitas de nós já sofremos isso!! No entanto, eu sempre cantei várias destas cantigas de ninar de maneira diferente: Boi da cara preta, deixa o meu menino que não tem medo de careta.
Recentemente, resolvi resgatar todas as antigas histórias infantis: João & Maria, Chapeuzinho, Branca de Neve, Cinderela, Os Três Porquinhos, mas todas elas lidam ou com um lobo mau ou com uma bruxa ou madrasta malvada!!! Depois dizem que as crianças ficam medrosas quando a noite cai!!!
No entanto, quando fui a livraria buscar um livro ilustrativo sobre o Chapeuzinho Vermelho, achei este livro de autoria de Arievaldo Viana e ilustração de Jô Oliveira, ”A Peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau”. Simplesmente adorei!!! Ele retrata a história sob 2 pontos de vista distintos. A original onde o Lobo Mau come os personagens devido a sua inocência. E outra versão, super atual, que ensina que as crianças de hoje em dia são muito espertas e não dão papo para qualquer pessoa, isso tudo faz com que o rumo da história seja diferente e o mal não VENCE!!! Ufa, até que enfim! Adorei e recomendo. Sem falar que a narração é em clima poético e os personagens caracterizados de acordo com a realidade do nordeste do Brasil!
Detalhe interessante é de que o autor é também o criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos no Nordeste. Falei diretamente com o Arievaldo e ele me disse que este livro do Chapeuzinho faz parte de uma série que tem também O COELHO E O JABUTI e O GANSO DE OURO. Estou doida para ler estes outros com meus filhos. Fica aqui a dica!




Fonte: http://rosaeblue.com.br/?p=4809#comment-1531

BIENAL BRASIL DO LIVRO


Tivemos a grata satisfação de hospedar durante este final de semana o ilustrador JÔ OLIVEIRA, parceiro em diversos livros. Ontem, domingo, fizemos uma animada visita ao Museu da Cachaça, em Maranguape, na companhia dos amigos Paulo Rossano e Gláucia Lima.
Hoje seguiremos para Brasília onde iremos lançar nossos livros  na BIENAL BRASIL DO LIVRO. Amanhã, 17/04, estaremos na feira apresentando nosso O REI DO BAIÃO, DO NORDESTE PARA O MUNDO, às 14h30min e, em seguida, iremos para o stand da editora GLOBO lançar os livros 'A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau' e 'O Coelho e o Jabuti'. Brevemente postarei fotos desse evento aqui no blog.