segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MESTRES DO CORDEL

LUIZ CAMPOS (MOSSORÓ-RN)

Luiz Campos em caricatura de Tulio Ratto (revista Papangu)

Em 2007 eu tive a honra de ilustrar e criar o projeto gráfico do livro "Nos Campos da Poesia" de Luiz Campos (Mossoró-RN), repentista renomado e cordelista inspirado, autor de diversos folhetos, dentre os quais os poemas matutos "Carta a Papai Noel" e "Me enganei com minha noiva". Eis o texto que produzi para orelha do livro de Luiz Campos:

O RISO E O DRAMA,
NOS CAMPOS DE LUIZ



O trovadorismo popular é uma frondosa árvore de muitos ramos, cujas raízes estão infiltradas no coração do povo. A cantoria, a literatura de cordel, a poesia matuta, a embolada, a canção, a glosa, o repente, a “incelença”, as cantigas de eito, o aboio do vaqueiro, o coco de improviso são galhos distintos que brotam desse tronco milenar. Luiz Campos, um dos maiores nomes da poesia potiguar, transita com facilidade em vários desses ramos. Na cantoria, é o repentista ágil e espirituoso que já semeou verdadeiras pérolas, para deleite das platéias e admiração dos folcloristas, pesquisadores e apologistas da arte do improviso. Também glosa com desenvoltura, com ou sem viola, qualquer tema que lhe for apresentado. Produz canções de alto nível poético e melódico e tem dezenas de folhetos de cordel já publicados. Mas é o poeta matuto, autor de “Me enganei com minha noiva” e “Carta a Papai Noel” que mais se destaca, conquistando a simpatia do público e dos maiores declamadores da atualidade. Amazan, Chico Pedrosa, Daudeth Bandeira, Jessier Quirino, Dedé Monteiro, Moreira de Acopiara – só para citar alguns – todos admiram e fazem reverências ao velho mestre de Mossoró.
Humorista de verve apurada, crítico social e filósofo por intuição. Seus poemas contém gracejo e irreverência, mas não esquecem de uma forte dose dramática e, na maioria das vezes, tornam-se uma sátira impiedosa aos costumes de hoje. Como Charles Chaplin, Luiz Campos conhece bem a receita e sabe misturar, na dose certa, o riso e o pranto. É isso que o torna um mestre no ofício de poetar, um nome que, seguramente, já figura no mesmo panteão de Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz e Patativa do Assaré.
O poeta Gustavo Luz e a Editora Queima-Bucha prestam uma grande homenagem ao velho bardo, trazendo à lume essa edição de “Nos Campos da Poesia”. Eu, discípulo e amigo de Luiz, que tantas vezes já visitei sua casinha no bairro de Lagoa do Mato, sequioso por beber as suas palavras plenas de graça e sabedoria, dedico-lhe com carinho e reverência essa setilha:

Tem cheiro de mato verde
Tem a luz dos pirilampos
Trovão do mês de janeiro
Cerca sem farpa e sem grampos
Os raios do sol nascente
Tudo isso está presente
Nos versos de LUIZ CAMPOS.

Pois é... Já falamos tanto de Luiz, que, como diz o povão, é melhor parar por aqui, antes que suas orelhas esquentem.


Arievaldo Viana
(Poeta popular, criador do Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula)

A caixa com "12 contos de Cascudo em Cordel" e o livro
de Luiz Campos foram dois grandes lançamentos da editora
Queima-Bucha, em 2007.


Luiz de Oliveira Campos é mossoroense e desde que nasceu reside no mesmo endereço, na Lagoa do Mato. Avenida Rio Branco, bairro Lagoa do Mato, casa de número 2886. Neste endereço mora uma relíquia da cultura popular de Mossoró. É lá que reside o poeta, escritor e repentista Luiz Campos, 66 anos, um dos mais importantes representantes da poesia popular nordestina e um exemplo de determinação, superação e amor ao cordel.

2 comentários:

  1. Poetas gostei demais
    Este blog é espetacular
    Este poema também
    Junto também vai ficar
    Rimando em cordel, poesia
    A Cultura Popular

    Sigam meu blog, facebook
    E lá vocês saberão
    Um pouco mais sobre mim
    Verão que sou campeão
    Sou artista e professor
    Cordelista de coração

    ResponderExcluir
  2. O blog é bandeirashow
    .blogspot.com é clicar
    .br completamenta
    E se você quiser ligar
    85391398
    85 pra complementar

    O facebook vou dizer
    Para vocês me seguirem
    Tem ainda o likendin
    Mais se não conseguirem
    Tem o bol e o yahoo
    Email pra dividirem

    ResponderExcluir