quinta-feira, 5 de maio de 2011

PESQUISA

São Francisco de Canindé
Na Literatura de Cordel
Autor: Arievaldo Viana
arievaldo_viana@hotmail.com


 
  
A religiosidade é talvez o filão que mais alimenta a poesia popular. A bíblia e as lendas piedosas tiveram traduções as mais variadas na Literatura de Cordel. E diversas também são as versões da eterna luta entre Deus e o Diabo.
Esta tendência faz com que a literatura em torno de São Francisco seja proporcional à romaria em Canindé, comparando-se, por exemplo, a Juazeiro do Norte. E Arievaldo resgata esta trajetória do cordel em torno do "Pobrezinho de Assis/Canindé", dá conta de sua viagem ao Piauí, sua presença milagrosa na Amazônia, sua fuga para a Itália em lombo de jumento e até uma visita imaginada por Gonzaga no "Encontro de São Francisco com o Padre Cícero em Canindé". Um livro indispensável para os estudiosos da Literatura de Cordel.


FONTE: http://www.camarabrasileira.com/cordel10.htm
"... São Francisco de Canindé na Literatura de Cordel é um ensaio bem estruturado, fundado na pesquisa e na análise cuidadosa, arrimadas, estas, não apenas na apreciação e no estudo dos textos coletados, mas também na observação do autor como testemunha de demonstrações desta realidade. O exaustivo trabalho de pesquisa e análise, a investigação sobre os motivos e origens dos textos referidos, a cuidadosa resenha sobre os autores e até a crítica bem propositada, espontânea e corajosa com que se acham pontilhados os comentários neste ensaio, conferem a Arievaldo Viana a autoridade de estudioso, que antes de se pretender ensaísta já era bastante conhecedor da Literatura de Cordel."

Formato 14x21cm - 206pp
Edições Ao Livro Técnico - Canindé - 2002

RIBAMAR LOPES

NOVIDADE NO BLOG DO VIZINHO
Deixando um pouco de lado a Literatura de Cordel, vamos reproduzir trechos de um excelente texto postado por Pedro Paulo Paulino no seu blog VILA CAMPOS ONLINE falando da falta de sorte da amada Meca Franciscana com relação à política:


SALVA, OH! FRANCISCO, TEU CANINDÉ…

Salva, oh! Francisco, teu Canindé, da peste e da praga de políticos maus e corruptos que destroem a cada dia a terra que te deu abrigo. Tu, que na terra foste o mais perfeito seguidor de Cristo, não mereces assistir a tanto desmando, desrespeito e incompetência daqueles que estão à frente do (des)governo desta cidade, adorada por todos que a visitam por causa do grande poder miraculoso da tua fé. Nós, canindeense, temos, oh! São Francisco, a infelicidade de conviver com o desleixo, a corrupção, a sujeira e os escândalos que rotineiramente tomam conta desta nossa cidade. Já faz muito tempo, muito tempo mesmo, que não temos o prazer de ver alguém, revestido de cargo público, que trabalhe com dignidade e perseverança pelo desenvolvimento do teu Canindé, que a cada dia vem sendo dilapidado, açoitado e assaltado por políticos interesseiros e desonestos.
LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA EM: http://www.vilacamposonline.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário