domingo, 1 de maio de 2011

DECAMERON EM CORDEL

EDITORA LUZEIRO RELANÇA CORDEL

BASEADO EM CONTO DO DECAMERON



Por: MARCO HAURELIO

Em Breve História da Literatura de Cordel, escrevi:

...testemunhamos, no alvorecer da poesia popular escrita, a existência de uma versão em cordel da História de D. Genevra, uma das novelas do Decameron, de Boccaccio, elaborada pelo citado Zé Duda. Esta versão poética, de tão conhecida pelos leitores e cantadores de feira, chamou a atenção de Câmara Cascudo, que a estudou e a publicou na íntegra na coletânea Vaqueiros e Cantadores.

Na cidade de Genova
Havia um negociante
De dinheiro e muitos prédios
Ele contava bastante
E na forma de viver
Era mais interessante.

Casado como uma mulher
De grande abilidez
Lia, escrevia e contava
Falava bem português
Italiano, latim,
Grego, alemão e francês.

Chamado Dona Genevra
Amava muito ao marido
Ele chamado Bernardo
De todos bem conhecido
Neste lugar não havia
Outro casal tão unido.

Câmara Cascudo, desconhecendo, em sua época, versão portuguesa do Decameron, acreditava que 'em idioma acessível o cantador nada podia ter lido'. É possível que a estória tenha se descolado do compêndio de Boccaccio e circulado como obra independente.
 

É essa versão, escrita por Zé Duda, que a Luzeiro ora reedita. Eu já o havia selecionado quando trabalhava na editora, reaproveitando as imagens que Salvador Magalon (Smaga) havia feito para a versão de Manoel Pereira Sobrinho editada pela Prelúdio.

Um grande lançamento, sem dúvida.




GIOVANNI BOCCACCIO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Giovanni Boccaccio
Nascimento 16 de Junho de 1313
Florença ou Certaldo


Giovanni Boccaccio, por Andrea del Castagno (c. 1450).Giovanni Boccaccio (Florença ou Certaldo, 16 de junho de 1313 - Certaldo, 21 de dezembro de 1375) foi um autor e poeta italiano.

Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, o poema alegórico Visão Amorosa (Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres. O "Decamerão" fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal.

Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convidou-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Se bem que haja poucos registos, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obrigava-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projecto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante. Boccacio foi autor de uma das primeiras biografias de Dante, o Trattatello in laude di Dante, também conhecido como Vita di Dante.

Obras

·         Amorosa visione (1342)
·         Buccolicum carmen (1367-69)
·         Caccia di Diana (1334-37)
·         Comedia delle ninfe fiorentine (Amato, 1341-42)
·         Corbaccio (cerca de 1365, data controversa)
·         De claris mulieribus (1361, reeditado com revisão em 1375)
·         Decameron (1349-52, revisado em 1370-71)
·         Elegia di Madonna Fiammetta (1343-44)
·         Esposizioni sopra la Comedia di Dante (1373-74)
·         Filocolo (1336-39)
·         Filostrato (1335 ou 1340)
·         Genealogia deorum gentilium libri (1360, revisado em 1374)
·         Ninfale fiesolano (entre 1344-46, data controversa)
·         Rime (concluído em 1374)
·         Teseida delle nozze di Emilia (em torno de 1341)
·         Trattatello in laude di Dante (1357, em latim De origine vita studiis et moribus viri clarissimi Dantis Aligerii florentini poetae illustris et de operibus compositis ab eodem)
·         Zibaldone Magliabechiano

Um comentário:

  1. Meu avô recitava este cordel de Bernardo e D. Genevra desde que me conheço por gente!! A última vez que ele recitou foi em seu aniversário de 100 anos, foi muito emocionante!!! Hoje completa 7 dias que meu vozinho partiu, e encontrar um trecho desse cordel foi um presente pra mim!!! #Saudades etanas vô Camilo 15/07/1.913 á 29/11/2.013 #Luto

    ResponderExcluir