domingo, 1 de maio de 2011

BIOGRAFIA DO PAPA EM CORDEL

A vida de João Paulo II em CORDEL

A cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II será realizada neste domingo, 1º de maio. É mais um passo dado para a santificação de Karol Józef Wojtyla, um polonês nascido em 1920 que teve o terceiro maior pontificado da história, que durou de 1978 até a sua morte, em 2005. Uma das figuras centrais de seu tempo, João Paulo II foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Além disso, beatificou 340 pessoas e canonizou 483 santos. 
Dois dias após o seu falecimento, lancei, juntamente com meu irmão Klévisson Viana, um folheto contendo sua biografia, do qual destaco alguns trechos:
Nossa vida aqui na terra
É um frágil sopro divino
Buscar um elo com Deus
É este o nosso destino
E por ser quase um profeta
Assim se sente o poeta
Quando compõe algum hino.

O poeta quando escreve
A inspiração vem de Deus
Por isso rogo ao Altíssimo
Esqueça os pecados meus
Dê-me sua luz incomum
Para que eu fale de um
Dos grandes ministros seus.

Falo de Karol Wojtyla
Homem de saber profundo
Que veio a tornar-se Papa
E cativou todo o mundo
Cumpriu sua trajetória
E entrou para história
Como JOÃO PAULO II.

O seu carisma tocou
Forte em muitos corações
Promoveu diálogo entre
Igrejas, religiões...
Por ser humilde e benquisto
Falando em nome de Cristo
Uniu povos e nações.

(...)



O papa João Paulo II também foi magistralmente homenageado por Luiz Gonzaga e pelo Padre Gothardo Lemos num baião que tem a mesma estrutura de um cordel em redondilha menor (5 sílabas poéticas):

Obrigado João Paulo
Composição : ( Pe. Gothardo Lemos e Luiz Gonzaga)

De longe viestes
Pra estar no Nordeste
No meu Ceará
Teu gesto tão nobre
No rico e no pobre
Não se apagará
Da fé, peregrino
Ao Pastor Divino
Vieste adorar
Trazendo ao meu povo
Fervor todo novo
Pra Deus mais amar.

João Paulo II
De Deus, grande graça
O povo te abraça
Em ti, ver Jesus
Feliz te agradece
Por o visitares
E a Cristo adorares
Na terra da luz.

Há séculos sofrendo
Rigor mais tremendo
De um clima feroz
O povo suporta
A fé nos conforta
Deus luta por nós
Se fica, padece
Se parte, entristece
Mas mostra o valor
De quem na pobreza
Descobre a riqueza
Da fé no Senhor.

João Paulo II...

Na tua passagem
A minha homenagem
Filial no Senhor
A terra sofrida
A mim tão querida
Beijaste com amor
Também eu te beijo
Meu maior desejo
É beijar tua mão
E fazer-te de veras
Promessas sinceras
De amar sempre o irmão.

João Paulo II...

A tua visita
É graça bendita
Pro povo cristão
É felicidade
Privar da amizade
Do teu coração
Pastor muito amado
De amor nosso brado
A Deus levarás
E a Roma voltando
Saudades deixando
Entre nós ficarás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário