segunda-feira, 2 de maio de 2011

CORDEL E QUADRINHOS

Um casamento perfeito!



O casamento da Literatura de Cordel com os quadrinhos não é coisa recente. Diversas tentativas foram feitas pela Editora Prelúdio, no início da década de 1960. Foram publicados, naquela época, “Romance do Pavão Misterioso”, com desenhos de Sérgio Lima (hoje reeditado pela Luzeiro/Tupynanquim), “Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho”, com desenhos de Nico Rosso, além do “Cancão de Fogo” e da “Chegada de Lampião no inferno”. Parece que o público tradicional (e conservador) do cordel não reagiu muito bem à essa inovação, pois a editora não deu continuidade ao projeto.
Em 1986, baseado num folheto do poeta Gonzaga Vieira, criei um roteiro e desenhei uma HQ chamada “Canindé, cidade da fé”, cuja tiragem de 10 mil exemplares esgotou em menos de dois anos. E olha que obra só foi comercializada na cidade de Canindé, santuário franciscano do Nordeste. Os desenhos ainda bem primitivos, pois na época eu tinha 18 anos e ainda estava engatinhando no uso do nanquim. Trabalho de amador, é verdade, mas feito com muito carinho.


Posteriormente voltei a apostar no casamento CORDEL-QUADRINHOS numa parceria com o mano Klévisson Viana. Em 2003 relançamos um antigo roteiro de minha autoria, já publicado em fanzines, que resultou no álbum “A moça que namorou com o bode”, cuja segunda edição deverá sair em breve.
Outro trabalho nessa mesma linha, que muito me orgulha, é “A história de João de Calais e sua amada Constança”, lançado pela Editora FTD. Trata-se de uma parceria que fiz com o grande ilustrador pernambucano Jô Oliveira. Este livro vem sendo muito bem aceito nas escolas como paradidático.


PAVÃO MISTERIOSO VOLTA A VOAR

Por iniciativa das editoras Luzeiro e Tupynanquim, o Pavão Misterioso em quadrinhos voltou a voar. Vejamos o que diz a respeito, matéria publicada no site “Universo HQ”:

“Não são apenas as grandes obras da literatura brasileira e mundial que merecem ser adaptadas para os quadrinhos. E isso acontece há tempos, como prova o álbum O pavão misterioso - Cordel em quadrinhos (formato 21 x 28 cm, 48 páginas, R$ 25,00, mais as despesas de correio), publicado em parceria pelas editoras Luzeiro, de São Paulo, e Tupynanquim, de Fortaleza.
Trata-se de uma republicação de uma edição lançada originalmente na década de 1960, na qual o desenhista Sérgio Lima levou para os quadrinhos o texto escrito no início dos anos 1920 por José Camelo, autor deste que talvez seja o maior clássico do cordel brasileiro.
Esse resgate aconteceu porque a Luzeiro herdou o acervo da extinta Editora Prelúdio, que, nos anos 1960, publicou uma coleção de cordéis adaptados para os quadrinhos. Quem descobriu a obra foi o pesquisador Marcus Haurélio Fernandes Farias.
O responsável pela nova paginação e pela adequação dos balões foi o editor e quadrinhista cearense Klévisson Viana, autor dos excelentes Lampião... Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida e A moça que namorou com o bode.
Na história, o traço de Sérgio Lima dá vida ao intrépido Evangelista e sua amada Creusa, protagonistas da narrativa.
O pavão misterioso já foi adaptado para a televisão, a música e o teatro e, desde sua primeira publicação, o "folheto do Pavão" já vendeu aproximadamente 20 milhões de exemplares.”
A moça namorou um bode... e surgiu um belo álbum de quadrinhos
Por Sidney Gusman (22/12/2003)
Em 1998, quando lançou, pela Editora Hedra Lampião... Era o cavalo atrás da besta da vida, o quadrinhista e cordelista cearense Klévisson Viana "acertou a mão". Além de ganhar o HQ Mix de melhor graphic novel nacional, a edição, alguns anos depois, foi adotada como recurso educacional pelo Ministério da Educação.

Agora, o autor acaba de lançar um novo álbum, que pode trilhar o mesmo caminho. Trata-se do ótimo A Moça que namorou com o Bode, uma adaptação de um cordel de Arievaldo Viana*, publicada por meio de uma parceria de três editoras, a Tupynanquim (Ceará), a Coqueiro (Pernambuco) e o CLUQ (São Paulo).

A história é sobre a bela jovem Chiquinha, que era alvo do desejo de todos os rapazes de uma pequena cidade no sertão do Ceará. O problema é que seu pai era uma verdadeira fera e prometia capar quem dela se aproximasse. Mas, um dia, enquanto tomava banho nua num riacho, um bode espantou do local todos os curiosos que a observavam. Em seguida, por magia, se transformou num belo rapaz e os dois se amaram sob as águas.

No entanto, Chiquinha engravidou, e como convencer a família que o filho era de um bode? Nem mesmo a poderosa "cabacinha" um chá abortivo feito pela sua mãe, Dona Zefinha, surtiu efeito. E a conclusão da trama é interessantíssima. O álbum, uma verdadeira aula de cultura popular, torna-se ainda mais atraente, porque todos os personagens falam num delicioso "nordestinês", e com as rimas próprias do cordel.

Além disso, várias figuras ilustres das artes e da cultura popular fazem "pontas" na história. Confira alguns: Luiz Gonzaga, o poeta Patativa do Assaré, o cartunista Biratan Porto, o bonequeiro Pedro Boca Rica, o cordelista e menestrel João Lucas Evangelista, o "advogado dos pobres" Quintino Cunha e outros.

Pra usar um dito popular, A Moça que namorou com o Bode é bom de "cabo a rabo". Começa com um divertido e criativo prefácio no qual o casal Joseph e Sonia Luyten (colunista do UHQ) travam uma peleja, cada um defendendo sua área de atuação; ele, os cordéis; e ela, os quadrinhos. No final, como fez no álbum de Lampião, Klévisson brinda os leitores com uma série de desenhos com referências visuais sobre pessoas, animais e objetos do Nordeste.


Este maravilhoso trabalho pode ser encontrado em grandes gibiterias do País ou solicitado por e-mail. Para os fãs do (bom) quadrinho nacional, é imperdível!

NOTA DO BLOG:
*  Na verdade “A moça que namorou com o bode” já havia sido publicada como HQ, com desenhos do próprio Arievaldo Viana, no fanzine TRAMELA, em 1988, com o título de “O bode atrasado”. Posteriormente, a trama virou cordel. Klévisson aproveitou essas duas fontes para fazer a sua versão.

João de Calais - Editora FTD

2 comentários:

  1. QUER ADQUIRIR ÁLBUNS DE CORDEL EM QUADRINHOS??

    Entre em contato conosco: acordacordel@ig.com.br

    QUER ADQUIRIR FOLHETOS DE CORDEL?
    É MUITO FÁCIL - MONTE JÁ A SUA CORDELTECA


    Adquira folhetos e livros de vários autores e monte a sua CORDELTECA. A literatura de cordel está sendo cada vez mais procurada por educadores, estudantes e leitores em geral. Para montar sua biblioteca de cordel, consulte quem entende do assunto. Dispomos de um grande estoque e podemos fornecer os maiores clássicos do gênero, além de livros que tratam do assunto.

    Veja alguns títulos do nosso estoque:

    - Romance do Pavão Misterioso
    - As proezas de João Grilo
    - O Soldado Jogador
    - Chegada de Lampião no Inferno
    - O Batizado do Gato
    - A gramática em cordel
    - A noiva do gato
    - A vida de Pedro Cem
    - Iracema, a virgem dos lábios de mel
    - A donzela Teodora
    - A didática do cordel
    - João Bocó e o ganso de ouro
    - O rico ganancioso e pobre abestalhado
    - O justiceiro do Norte
    - O castigo da inveja ou o filho do pescador
    - Jerônimo e Paulino ou o prêmio da bravura
    - A sorte do preguiçoso e o peixinho encantado
    - Quirino, o vaqueiro que não mentia
    - Peleja de Zé Ramalho com Zé Limeira, o poeta do Absurdo
    - Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum
    - Juvenal e o Dragão
    - Pedrinho e Julinha
    - Viagem a Baixa da Égua

    LIVROS:

    - Pavão Misterioso em quadrinhos
    - Batalha de Oliveiros com Ferrabras em Quadrinhos

    - 2ª Edição do livro ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA

    - 12 Contos de Câmara Cascudo em CORDEL - Caixa temática

    - Antologia de cordéis do poeta Bule-Bule

    - Vertentes e evolução da Literatura de Cordel

    ResponderExcluir