terça-feira, 30 de agosto de 2011

I FORUM DO CORDEL (SP)


SUCESSO DO EVENTO É RESSALTADO NA WEB


Por: Marco Haurelio

Estive, no sábado, na primeira parte do Fórum de Cordel em São Paulo, no espaço da ONG Ação Educativa. Coordenada por Pedro Monteiro, a mesa formada no período matutino foi composta pela pesquisadora Francisca batista Barbosa e pelo poeta Moreira de Acopiara. A discussão foi importante por mostrar a diversidade de ideias e, ao mesmo tempo, para esclarecer dúvidas e deixar no ar algumas questões importantes, talvez assunto para outro encontro.

À tarde, a mesa composta pelos pesquisadores Jerusa Pires Ferreira, na minha opinião a maior estudiosa da literatura de cordel no Brasil, e Aderaldo Luciano, que veio do Rio de janeiro para participar da atividade, foi mediada por Varneci Nascimento. Lamentavelmente, não pude permanecer no local, mas as informações dão conta do sucesso da empreitada. Por isso, pesquei esse texto do fotolog de Pedro Monteiro, que apresenta um resumo das atividades:


I FÓRUM DE CORDEL É REALIZADO
COM SUCESSO EM SAMPA


No último dia 27 de agosto de 2011, era um sábado ensolarado em São Paulo quando poetas, editores, apologistas, pesquisadores, estudantes, professores e outros amantes da literatura se encontraram para discutir o Cordel com um olhar mais profundo.O Fórum foi aberto com uma excelente intervenção musical do poeta, cantador e violeiro Aldy Carvalho. E na parte da manhã, o debate foi focado em: Tradição, modernidade e contemporaneidade do Cordel, a mesa foi composta por Francisca Batista, mestranda em sociologia e pesquisadora, pelo Poeta Moreira de Acopiara e foi coordenada por Pedro Monteiro. 
E no período da tarde tivemos outro relevante debate, com a temática: O Cordel Brasileiro e o universo acadêmico. Nesse debate contamos com as presenças de Aderaldo Luciano, professor e doutor em Literatura, e de Jerusa Pires Ferreira, professora e doutora em sociologia, e como coordenador Varneci Nascimento. Destacamos ainda, a notável participação dos presentes, levantando questões e outras ações positivas para as reflexões. Além do debate teórico sobre o cordel, tivemos ainda, intervenções de poetas e músicos abrilhantando, mais e mais, o evento. Parabéns ao Movimento escola Caravana do Cordel na sua incessante caminhada na criação de espaços para que, os amantes do cordel possam reconstruir, cada vez mais, uma melhor compreensão desse gênero Literário, e assim, avançar na conquista do seu verdadeiro reconhecimento. 
Queremos agradecer a todos, reafirmando nosso convite para que, cada um, venha ser parte viva deste importante movimento de resgate, estudo e difusão cultural. 

FONTE: CORDEL ATEMPORAL - http://www.marcohaurelio.blogspot.com/


Um comentário:

  1. A nVersos Editora busca com urgência um xilógrafo para ilustrar seu novo livro. Para maiores informações, por favor entre em contato com Erica ou Bruno pelo e-mail: erica@nversos.com.br ou bruno@nversos.com.br.

    Grata!

    ResponderExcluir