segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GENIO DA CANTORIA

Cego Aderaldo e o grupo musical que o acompanhava
nas suas apresentações (Acervo de Rosemberg Cariry)
 
A VASTA VISÃO DO CANTADOR CEGO ADERALDO
 
Por: Cláudio Portella

Comum, em minha infância, apelidarmos as crianças que usavam óculos – nossos amigos de sala de aula, das brincadeiras em final de tarde na nossa rua – de Cego Aderaldo. Os nerds de hoje, por conta dos óculos, são os Cegos Aderaldo de minha infância. Temo o apelido se extinguir, nos novos tempos de nerds e de grande crescimento tecnológico.

Toda vez que chamarmos alguém de Cego Aderaldo estaremos, mesmo inconsciente, evocando a figura do fenomenal cantador.

Cego Aderaldo nunca escreveu um livro – o mais próximo a que chegou foi narrar sua história ao escritor Eduardo Campos -, sequer um cordel. Quase não sabia ler, mas assinava o nome, compunha acrósticos e aprendeu a ler em Braille. Para saber as horas, usava um relógio com o mostrador em alto relevo. Tinha o verso preciso, a palavra justa. Foi um cantador itinerante, um artista do bom improviso. Aos acordes de sua viola, seu cantar era exato, redondo, suas rimas perfeitas. Não se repetia. Daí sua enorme vantagem sobre os demais cantadores. Seu vocabulário era fácil, acessível a todos. Sua palavra, cantada, tinha muita força simbólica.

A obra de Cego Aderaldo é um manancial de ricos achados orais. Foi estudada por grandes mestres folcloristas: Luis da Câmara Cascudo, Edson Carneiro, Leonardo Mota, Alceu Maynar de Araújo etc.
 
VER POSTAGEM COMPLETA EM: www.vilacamposonline.blogspot.com

3 comentários:

  1. Meu caro, tenho uma curiosidade quanto ao Cego: no filme "Cine Tapuia", do Rosemberg Cariry, tem um trecho dum filme antigo, em preto e branco, dum cantador em ação. É uma cena curtíssima, que quase não pode ser percebida. O aedo se parece muito com o grande Aderaldo, inclusive, já enviei uma correspondência ao pessoal da produtora do filme, perguntando se minha impressão precede, mas não me responderam. O amigo sabe se há registros audiovisuais do Cego Aderaldo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eduardo Macedo,

      A melhor pessoa para lhe dar essa resposta é poeta GERALDO AMÂNCIO. Ele viu esse registro do Cego Aderaldo e também umas gravações de sua voz entoando uma canção. Segundo ele, a voz é de um tenor! Um Pavarotti! Me parece que Rosemberg Cariry está desenvolvendo outro filme também em torno da figura do grande poeta cearense Aderaldo Ferreira de Araújo. O que mais me surpreende na figura de Aderaldo é a visão futurista e empreendedora que ele sempre teve, tentando, inclusive, dar um colorido maior às melodias monótonas da cantoria. Para nós, que somos Nordestinos, a toada da cantoria é agradável, mas para as pessoas de outras regiões nunca foi assimilada da mesma maneira.

      Excluir
  2. Desculpe: onde consta "precede", leia-se "procede".

    ResponderExcluir