quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CORDEL EM DESTAQUE


Site da Editora CORAG destaca lançamento de CORDÉIS na Feira do Livro de Porto Alegre:

Nordeste e RS ligados pela literatura de Cordel
    Nordeste e RS ligados pela literatura de Cordel
    Homero Paim, presidente da CORAG, sauda as autoridades presentes

    Na tarde de quinta-feira (03), foi realizado no Memorial do Rio Grande do Sul, o evento em homenagem a todos os escritores que tiveram suas obras publicadas na Corag. O Presidente da companhia Homero Alves Paim recepcionou os escritores homenageados, autoridades e todos os amantes da cultura, saudando a presença do Secretário Estadual da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil. Paim falou sobre a parceria que ambos tem realizado e de tantas outras que ainda virão, anunciando, inclusive, que em 2012 a companhia contará com um dos mais completos parques gráficos para fabricação de livros do estado.
    - A Corag é a Imprensa Oficial do Estado que tem um comprometimento muito grande com a cultura. Somos os impressores do Diário Oficial e com essa finalidade a companhia foi criada há 38 anos atrás, porém hoje é muito mais do que isso. É um parque gráfico que tem tecnologia da informação e responsabilidade social. Exemplo disso é o projeto com a casa do artista que passa por uma série de problemas e vai receber apoio da companhia para a sua sustentabilidade, disse o presidente. Durante o discurso, Paim ainda lembrou do trabalho da funcionária Maria Helena que tem destacado o quão é importante a cultura, a educação, o livro e o conhecimento. Por fim agradeceu a todos os funcionários da Corag lembrando que muitos tem trabalhado na madrugada, sábados e domingos a fim de cumprir com a grande demanda de pedidos de livros, impressões e de muito material gráfico.
    - Todos temos orgulho de fazer parte da família coragueana, concluiu Paim.


    Destaque para os Cordeis

    Emocionado, Arievaldo Viana, poeta popular, ilustrador e publicitário, nascido em Fazenda Ouro Preto, Quixeramobim-CE, que foi um dos responsáveis, junto com o Pernanbucano Jô Oliveira, da adaptação em Cordel das obras do gaúcho Simões Lopes Neto, esteve na homenagem.

    - É a segunda vez que venho a Porto Alegre difundindo o projeto “Acorda Cordel na Sala de Aula”, e aqui é um dos lugares onde me sinto mais a vontade, onde a acolhida é mais calorosa, onde a identificação das pessoas com a minha arte é mais profunda. Ao trazer a cultura de cordel para o RS, pensei que iríamos encontrar algum tipo de rejeição ou indiferença e por isso resolvemos adaptar a obra de Simões Lopes Neto que é a que mais guarda semelhança com a narrativa dos cordéis nordestinos. A escolha foi muito feliz, pois já estamos aqui pela segunda vez com o mesmo objetivo e lançando, desta vez, uma “fornada” ainda maior aqui pela editora Corag. A Corag é a nossa casa aqui no RS e nós nos sentimos muito honrados com a presença de todos que participam desta homenagem aos amantes da cultura, que lutam pela conquista dos mesmos objetivos, disse Viana.

    Os Cordéis lançados nos evento foram: “Romualdo Entre os Bugios”, “Quinta de São Romualdo”, “O Estatuto da Criança e do Adolescente” e “O Estatuto do Idoso”.

    VER POSTAGEM COMPLETA AQUI:
    http://corag.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=309:nordeste-e-rs-ligados-pela-literatura-de-cordel&Itemid=135&tmpl=component&print=1&lang=pt

    * * *

    REGISTRO

    Em Porto Alegre encontramos o escritor, poeta, ilustrador e declamador Fábio Sombra e o cartunista mineiro João Marcos Parreira (autor das tirinhas da dupla Mendelévio e Telúria) lançando livros bem interessantes, participando das visitas escolares e das atividades da Tenda de Pasárgada. Dessa boa amizade, surgiu a perspectiva de alguns projetos futuros...

    Arievaldo e Fábio Sombra

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário