domingo, 30 de outubro de 2011

O DISCO DA SEMANA

Luiz Gonzaga

– Sanfoneiro do povo de Deus


luiz_sanfoneiro_frente

Por sugestão do poeta Pedro Paulo Paulino, estamos postando um grande disco de LUIZ GONZAGA, o sanfoneiro do povo de Deus, de 1967. A postagem marca o início da romaria a Juazeiro do Norte, que é enome agora no Dia de Finados. O disco traz a segunda música de ZÉ GONZAGA gravada pelo irmão... a primeira foi CHEIRO DA CAROLINA.
Fizemos um link com o site FORRÓ EM VINIL - Colaboração do Lourenço Molla, de João Pessoa – PB, pedi a ele algum comentário sobre o disco e ele disse: “Se muita gente teve seu momento Gospel em Disco, Luiz Gonzaga arrepiou há muito tempo esse gênero”

luiz_sanfoneiro_seloa
luiz_sanfoneiro_selob


“Luiz juntou desde a beata Mocinha até o Papa João XXIII nesse disco, e ainda agradeceu a Senhora da Penha por ter escapado de um acidente, uma virada de ‘Rural’ que quase lhe tirou a visão e a vida, descrito na faixa ‘Baião da Penha/Luiz Gonzaga não morreu’.”
luiz_sanfoneiro_verso

O disco foi gravado em 1967 e lançado no ano seguinte, em 1968, ano no qual lançou mais dois LPs. O acidente que Lourenço cita acima, aconteceu alguns anos antes, em 1961.

Luiz Gonzaga – Sanfoneiro do povo de Deus
1967 – RCA


#01. Beata mocinha (Manexinho Araujo – José Renato)
#02. O jumento é nosso irmão (Luiz Gonzaga – José Clementino)
#03. Ave-Maria sertaneja (Julio Ricardo – O. de Oliveira)
#04. Meu pageú (Luiz Gonzaga – Raimundo Granjeiro)
#05. Baião da penha – Viva o rei (Guio de Moraes – David Nasser – José Amancio – Zé Gonzaga )
#06. Louvação a João XXIII (Nertan Macedo – Monsenhor Morão)
#07. Rainha do mundo (Ary Monteiro – Julio Ricardo)
#08. Padroeira do Brasil (Luiz Gonzaga – Raimundo Granjeiro)
#09. Padre sertanejo (Pantaleão – Helena Gonzaga)
#10. Bença mãe (Bob Nelson)
#11. Boiadeiro (Armando Cavalcante – Klécius Caldas)


Para baixar esse disco, clique aqui.

2 comentários:

  1. Esse disco de Luiz Gonzaga reúne um repertório em que não se perde uma faixa. Todas as músicas aí são ótimas. Quando vejo os grandes nomes atuais da MPB enveredando pela chamada música gospel, inclusive Roberto Carlos, lembro imediatamente do repertório do Gonzagão, que cantou a fé e a crença sem pieguismo e apelação. Cantou, sim, com alegria e até humor, como na música Padre Sertanejo. Beata Mocinha é uma bela canção, tem piedade na letra e no canto, mas não chororô. Valeu a postagem.

    ResponderExcluir
  2. O compadre Pedro Paulo disse tudo. Gonzaga conseguiu fazer música "gospel" sem pieguices e sem melodramagens. Um verdadeiro achado. E o bom disso tudo é que foi lançado no ano em que nascemos, Eu e o cumpade Pedro Paulo...

    ResponderExcluir