segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CORDEL NOS PAMPAS




No decorrer desta semana, no período de 02 a 05 de novembro eu e Jô Oliveira estaremos novamente na Feira do Livro de Porto Alegre lançando quatro obras pela Editora CORAG. Duas delas são adaptações de textos do livro "CASOS DE ROMUALDO", do escritor e folclorista gaúcho Simões Lopes Neto. Os outros são adaptações do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente para o cordel. Além dos lançamentos, faremos palestras, oficinas e visitações escolares. Todas as obras lançadas pela CORAG terão tiragem superior a 20 mil exemplares e serão distribuídas em escolas públicas do Rio Grande do Sul, contribuindo sobremodo para difusão e consolidação da Literatura de Cordel na Região Sul do país.


O informativo oficial da Feira de Porto Alegre publicou esse texto em julho deste ano:
A literatura de cordel ao alcance de todos. Um projeto promovido pela Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro publica livretos com obras adaptadas à linguagem de cordel. A ação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, distribui o material na Feira do Livro de Porto Alegre e em escolas. Neste ano, o texto escolhido para ser adaptado ao cordel é Casos de Romualdo, de Simões Lopes Neto. A adaptação foi realizada pelo escritor cearense Arievaldo Viana e as ilustrações são do pernambucano Jô Oliveira.

No ano passado, Arievaldo Viana e Jô Oliveira também trabalharam com os contos de Lopes Neto. Na ocasião, os textos escolhidos foram “300 Onças” e “Melancia e Coco Verde”, publicados e distribuídos em 14 mil exemplares. Neste ano, serão adaptados os contos “Romualdo entre os Bugios” e “Quinta de São Romualdo’, também da obra do pelotense, considerado o maior escritor regionalista gaúcho.


Arievaldo Viana e Jô Oliveira contam com diversas obras e prêmios em seus currículos. O primeiro é o criador do Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos. Viana também é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e venceu, em 2002, o V Prêmio Domingos Olympio de Literatura. Já o ilustrador Jô Oliveira tem em seu currículo um prêmio no Festival de Curta-Metragem, em 1968, no Rio de Janeiro, com desenho animado e participações nas 9ª e 10ª edições do Salone Internazionale del Animazione dei Comics em Lucca, na Itália, em 1973 e 1974.


Autor e ilustrador estarão presentes na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá de 28 de outubro a 15 de novembro. No evento participarão de encontros com alunos e professores. Além disto, Arievaldo ministrará uma oficina sobre cordel, dentro do Ciclo Todo Mundo Pode. A oficina acontecerá no QG dos Pitocos, espaço da Feira do Livro destinado a crianças em idade pré-escolar.

 Jô Oliveira e Arievaldo, na feira de 2010

AGENDA de ARIEVALDO e JÔ OLIVEIRA
NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE


Dia 03/11 – 9h00 – Sala de Vídeo: Palestra “Cordel na Sala de Aula – a literatura popular como ferramenta auxiliar na educação”; 19h30 – Coquetel da Editora CORAG, lançamento de Casos de Romualdo em Cordel;

 
Dia 04/11 – 10h30 – Lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso em Cordel, local: Arena das Histórias; 15h30 – Bate papo com alunos, na Arena das Histórias, seguido de seção de autógrafos.

Um comentário:

  1. Olá Ari,
    Fico contente em ver os resultados desta sua dedicação ao cordel, com certeza quem planta tanto quanto você, terá sempre fartura nas colheitas.
    Parabéns e que seja longa sua jornada de sucesso.
    Meu abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir