quarta-feira, 22 de junho de 2011

CORDEL NOS PAMPAS


Na foto: Jô Oliveira, Arievaldo Viana, Luiz Coronel,
Paixão Côrtes (patrono da feira) e o cartunista Santiago.


UM ENCONTRO ENTRE O RIO GRANDE DO SUL E O NORDESTE


Texto publicado no dia 30 de outubro de 2010, no BLOG DO LEITOR da
56ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE


Originária do Nordeste brasileiro, a literatura de cordel invade a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre na forma de contos do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. O evento Conversando sobre cordel e causos gaúchos reuniu, na Arena das Histórias, o ilustrador pernambucano Jô Oliveira, o poeta cearense Arievaldo Viana, o chargista gaúcho Santiago, o poeta Luiz Coronel e o patrono Paixão Côrtes.

- A literatura de cordel que representa o sentimento do nordestino agora atinge o linguajar do Rio Grande do Sul, declarou Paixão Côrtes, fazendo referência aos dois contos gauchescos de Simões Lopes Neto (Melancia e Coco Verde e 300 Onças) adaptados para o cordel.

Um dos realizadores deste trabalho, Arievaldo Viana, lembrou da admiração pelo escritor gaúcho e ainda proferiu contos e causos oriundos do Ceará, adotando a linguagem característica do sertão. Jô Oliveira admitiu que a ideia de trazer a literatura de cordel para o Rio Grande do Sul já era antiga:

- As obras de Simões Lopes Neto representavam um sentimento de que precisávamos fazer essa aproximação.

Santiago acredita que o escritor soube adaptar o linguajar do gaúcho “sem assassinar a língua portuguesa. Paixão Côrtes conclamou o início de seus trabalhos de pesquisa nos anos 40, os quais revelam que as únicas imagens que o gaúcho representava a si próprio tinham raízes nos caubóis americanos. O poeta Luiz Coronel ressaltou a importância da obra popular:

- Não há grande obra que não tenha passado pela esfera popular. E isso tem muito a ver com o povo gaúcho, representado na figura do patrono deste ano. Em 2010, a Feira se mirou no espelho e viu que tinha um bigode bonito.

ARIEVALDO E JÔ OLIVEIRA NA FEIRA DE 2011

Em novembro de 2011 Arievaldo e Jô Oliveira retornarão a Porto Alegre para participar da 57ª edição da Feira do Livro com duas adaptações para o cordel do livro CASOS DE ROMUALDO, de Simões Lopes Neto. Os "casos" escolhidos são: Romualdo entre bugios e Quinta de São Romualdo. A dupla fará palestras e oficinas em escolas públicas do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário