quinta-feira, 23 de junho de 2011

ACORDA, SÃO JOÃO!


Do blog "Cordel Atemporal", do nosso amigo Marco Haurélio, pinçamos essa ótima postagem sobre São João:

O São João dorminhoco da tradição popular, que segura o mundo, aparece na canção São João Dormindo, interpretada pelo inesquecível Elino Julião e composta por Nito Canhete e Aleixo de Freitas:

Acorda meu São João, acorda
Acorda para ver seu dia
Rua enfeitada, fogueira acesa
Quentão na mesa e muita alegria

A noite é linda, o céu estrelado
Os namorados tão se divertindo
Bomba estourando, balão subindo
E não sei porquê meu São João dormindo

A lua vem surgindo cor de prata
Por trás da mata uma estrela brilhou
Para continuar nossa amizade,
Vamos ser cumpadre que São João mandou



Imagem: São João Batista (do mestre do Barroco, Caravaggio)

Outra música belíssima do período junino é SÃO JOÃO DO CARNEIRINHO,
da dupla LUIZ GONZAGA / GUIO DE MORAIS:

Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané
Vou "coiê" pelos meus "caico"(cálculo)
20 espiga em cada pé
Pelos "caico" (cálculo) eu vou "coiê"(colher) 20
espiga em cada pé

Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho
Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar
Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário