domingo, 11 de dezembro de 2016

DO LIVRO DAS CRÔNICAS

TIO ZIZÓ E O PADRE CICERO

Há bem poucos dias meu tio José Oswaldo completou 79 anos de idade e continua lúcido e na ativa, apesar de ter quase perdido a visão. Tio Zizó, como o chamam a maioria dos sobrinhos, é baixinho, disposto e macho que só preá de balseiro. Vovô costumava dizer a respeito do seu primogênito:
Aquele é inteirado. É homem sobrando. O que tem de pequeno tem de disposto. É macho nos quatro aceiros!
E, realmente, quando criança, eu ficava impressionado quando via o meu tio saindo da capoeira, calçado num par de galochas, com um facão na cintura e um feixe de capim na cabeça que era o dobro do seu tamanho. Quando os filhos – 10 ao todo –, chegaram à idade escolar mudou-se com a prole para Canindé, onde montou um bar e depois uma mercearia.
Certa feita foi com a família ao Juazeiro do Norte e por lá adquiriu uma imagem do Padre Cícero, de mais um menos 50 centímetros de altura, com a batina e o chapéu de um preto vivo e brilhante, tendo de branco apenas o rosto e as mãos, e a colocou na prateleira mais alta de sua bodega.
Certa feita um crente chegou-se ao pé do balcão e começou a desfazer do sacerdote. Primeiramente se fez de ingênuo e perguntou:
Seu Zé, aquilo acolá, em riba da última prateleira, é uma garrafa de Coca-Cola?
Largue de ser besta! Você não está vendo que é um Padre Cícero? Respondeu o meu tio, já perdendo as estribeiras... O crente poderia ter se calado com essa, mas foi adiante. E balançando a cabeça, num ar de desalento acrescentou:
Padim Ciço! Sem futuro...
Titio pulou o balcão num piscar de olhos, sem triscar os pés, agarrou o evangélico pelas bitacas e gritou furioso:
Sem futuro o quê, seu corno. Sem futuro é a pobre de uma mãe que passa nove meses com uma fela-da-gaita como você na barriga! Vá passando, se não quiser levar uns tabefes agora mesmo!

    Nem é preciso dizer que o crente se escafedeu no ato e saiu vendendo azeite às canadas. Vai, bichão, falar mal do Padre Cícero perto de um devoto.

(De “O livro das Crônicas”)

Um comentário:

  1. Boa ....tem que respeitar a religião do outro, perdeu a oportunidade de ficar calado...

    ResponderExcluir