quinta-feira, 8 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


No dia internacional dedicado à mulher quero homenagear, em especial, àquelas que fazem parte da minha vida de maneira toda especial. Em primeiro lugar, minha avó ALZIRA DE SOUSA (VIANA) LIMA, que me alfabetizou com a ajuda de folhetos de cordel e fez parte da minha infância como uma das lembranças mais gratas que guardo em minha mente. Minha mãe, Hathane Viana, minha filha Mariana e minha companheira Juliana formam o `quarteto` das mulheres especiais que quero homenagear nesta data.
Na foto acima, uma homenagem a ALZIRA, cujo centenário de nascimento acontecerá em junho vindouro.

Também mando o meu abraço para todas as mulheres CORDELISTAS e todas as professoras que trabalham com a Literatura de Cordel na sala de aula. Parabéns pelo seu dia.

VEJA TAMBÉM:


Às Rosas, Dandaras, Olgas e Pagus que vivem em cada uma das mulheres!


À luta, mulheres! (Ilustração: Klévisson Viana)

* Artur Pires

Hoje, 8 de março, comemora-se o Dia da Mulher. Uma data para homenagear as mulheres foi pensada pela primeira vez em 1910, durante a Segunda Internacional Socialista, em Copenhague, na Dinamarca. Em 1917, no dia 8 de março, milhares de mulheres russas saíram às ruas para protestar contra a escassez e o alto o alto preço dos alimentos. Os protestos foram se avolumando nos dias seguintes e hoje são considerados o estopim para o início da Revolução Russa naquele mesmo ano. Quatro anos mais tarde, em 1921, o 8 de março foi oificalizado como o Dia da Mulher. Apenas em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a data oficialmente. À parte este contexto histórico, além de comemorar, o dia nos incita a refletir sobre as causas e os porquês das muitas barreiras que ainda impedem a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens nas diversas esferas da sociedade.

No caso brasileiro, a cultura machista, que impera desde a formação do país enquanto nação e povo, foi a grande responsável pela manutenção da ordem social sexista e misógina por todos esses séculos. Infelizmente, o machismo ainda hoje continua no imaginário e na psique coletiva do nosso tecido social.

Devido a essa contaminação histórica na “alma” do povo brasileiro, a grande maioria dos homens reproduz, algumas vezes sem perceber e na maioria das vezes motivados pelo machismo que os faz acharem-se superiores às mulheres, conceitos e comportamentos sexistas, discriminatórios. Triste também é ver mulheres – sim, mulheres! – que endossam atitudes machistas contra elas mesmas, muitas vezes sem sequer atentar para o quão estão indo de encontro à própria causa.

A cultura machista do brasileiro, amparada por uma sociedade historicamente patriarcal, legitimou, ao longo dos séculos, e legitima ainda hoje, que muita discriminação e injustiças sejam cometidas contra as mulheres em nome da imposição de uma pseudo moral, na qual estas devem obediência – entenda-se subserviência – aos homens: “os donos da razão e da verdade”, sob pena de serem humilhadas, maltratadas, rejeitadas socialmente, e até mesmo espancadas e mortas, vide o alto número de feminicídio (crime cometido por um homem contra uma mulher a qual considera sua propriedade) no País.
 
VER TEXTO COMPLETO NO BLOG: www.impressoesmundanas.blogspot.com  do jornalista Artur Pires.

2 comentários:

  1. QUerido Arievaldo Viana, é a homenagem mais justa e mais propíca a se fazer, que bom que tu tivesstes reverências... Feliz do homem cuja a linhagem é abençoada. De meu abraço a |Klévisson Viana, meu queridoi e parceiro de valor...
    Estou no mesmo telefone daí de Fortaleza... 85 8819 0189 se encontrtar com ele, peça-lhes que me ligue!

    ResponderExcluir
  2. A fo é do Elvis preto, mas o recado é do Zhélio!

    ResponderExcluir