terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BICENTENÁRIO DE CHARLES DICKENS

 

Não é novidade o fato de que a chamada Literatura de Cordel interage com os clássicos da literatura mundial desde o seu florescimento aqui no Brasil. Livros como a Biblia Sagrada, As Mil e uma noites, Carlos Magno e os 12 pares de França, O Martir do Gólgota, O Decamerão (só para citar alguns) têm sido fonte inesgotável de inspiração para os poetas populares. O escritor inglês Charles Dickens é um dos que estão na minha mira para possível adaptação de alguma obra sua para a linguagem do cordel.

Hoje, ao acessar o buscador GOOGLE deparei-me com uma bela homenagem ao bicentenário de nascimento do escritor inglês CHARLES DICKENS, autor de David Cooperfild, A vida de Nosso Senhor e outros clássicos da literatura. Leiam a seguir, a postagem retirada do site do JORNAL DO BRASIL:

Google celebra bicentenário de Charles Dickens

 
O Google celebra, neste terça-feira, o bicentenário do nascimento do romancista Charles Dickens, aclamado como um dos maiores nomes da literatura em todos os tempos. Dickens é autor de clássicos como 'Oliver Twist', 'Um conto de Natal', 'Nicholas Nickleby', 'David Copperfield'e Os 'Cadernos Póstumos do Clube Pickwick'. Uma adaptação cinematográfica de 'Grandes esperanças', outra de suas obras, deve estrear nos cinemas ainda este ano.
Os romances de Dickens foram influenciados por suas primeiras experiências - desde a infância feliz no sudeste da Inglaterra, antes da prisão de seu pai, por não pagamento de dívidas - até a pobreza posterior.
Aos 12 anos, foi obrigado a trabalhar numa fábrica, onde passava o dia colando etiquetas nos potes de graxa. Mais tarde, apesar de ter ido à escola de forma intermitente, Dickens foi contratado como mensageiro, num escritório de advogados.
Ilustração mostra alguns dos personagens do romancista inglês
Ilustração mostra alguns dos personagens do romancista inglês
Claire Tomalin, uma das biógrafas do escritor, acha que na atualidade ninguém pode ser comparado a Dickens. "Era um escritor genial. Depois de Shakespeare, foi o melhor inventor de personagens. Mostrava que as pessoas comuns eram tão interessantes quanto as ricas, famosas e fabulosas", resumiu.
Vários eventos para marcar o aniversário estão programados na Inglaterra. Entre eles uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth (sul do país), onde nasceu o autor.O príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o conhecido ator Ralph Fiennes vão participar de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia londrina de Westminster.

VER MAIS no site do JORNAL DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário