quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DEPÓSITO LEGAL NA BN - Parte II


A postagem sobre Depósito Legal de Literatura de Cordel na Biblioteca Nacional foi record de visualizações e de comentários também, pois gerou um interessante debate sobre a iniciativa e também rendeu criticas à forma equivocada com que alguns setores da elite cultural brasileira ainda tratam a chamada poesia popular. O escritor Aderaldo Luciano chamou a atenção para o fato de que os folhetos existentes na BN estão catalogados na seção de MÚSICA. Rosário Pinto, da Biblioteca Amadeu Amaral, da FUNARTE, falou do excelente trabalho realizado naquela instituição, que digitalizou e disponibilizou quase 10 mil folhetos. O poeta Pedro Paulo Paulino lamentou que a Biblioteca Nacional tenha um acervo de folhetos tão pequeno, uma vez que a literatura de cordel existe há 120 anos, pelo menos. Admar Branco foi mais além... falou de um folheto que ele foi deixar pessoalmente na Biblioteca Nacional, com ISBN e ficha catalográfica, que desapareceu misteriosamente das prateleiras da instituição. Finalmente, Moreira de Acopiara falou da necessidade de agregar valores e mobilizar a classe poética em torno da valorização do cordel.
Na postagem de hoje, publicaremos versos do poeta Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da ABLC, sobre o Depósito Legal de folhetos na BN:


DEPÓSITO LEGAL

Gonçalo Ferreira da Silva

  
Lei  do DEPÓSITO LEGAL
Há muito tempo em vigor
Permite à Biblioteca
Nacional e o autor
Uma parceria perfeita
E de notável valor.

Enviem seus exemplares
Que aqui serão preservados
Por mãos profissionais
Com dedicação  tratados
E em ambientes próprios
Com mil cuidados guardados.

BN e ABLC
Deram o passo inicial
Fazendo uma parceria
Simplesmente genial
Consolidando de vez
Nosso DEPÓSITO LEGAL.


QUER SABER MAIS? Visite a postagem anterior sobre DEPÓSITO LEGAL NA BN e leia os comentários dos leitores.

Um comentário:

  1. Olá Ari,
    Sugiro publicar também os versos de Dalinha Catunda. Afinal, a discussão está boa e merece sempre apoios de qualidade, como os versos de nosso presidente Gonçalo. O apoio sempre qualifica e a crítica construtiva também, é muito bem vinda.
    FELIZ ANO NOVO!!! com muita poesia,
    bjs,
    Rosário Pinto

    ResponderExcluir