quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CORDEL NA ESCOLA

JORNAL "A TARDE", de Salvador-BA, realiza enquete para saber o que os seus leitores acham do uso do CORDEL NAS ESCOLAS




Você concorda com o ensino de literatura de Cordel nas escolas?


Encontrado principalmente no Nordeste do país, o Cordel é um tipo de poesia popular impressa em folhetos ilustrados, que em sua maioria, retrata situações do cotidiano da população dessa região.
A arte que influenciou nomes da literatura brasileira  como Ariano Suassuna e Guimarães Rosa, será tema de debate do 1º Fórum de Cordel, que será realizado em São Paulo, no dia 27 de agosto. O evento reunirá acadêmicos, pesquisadores e poetas, para debater a importância do ensino da literatura de cordel e do ensino dessa arte nas escolas.
Conforme o professor de sociologia Fernando Antônio Duarte dos Santos, o Nando Poeta, a literatura de cordel tem um papel fundamental na história do Brasil, mas esse gênero ainda é muito desconhecido.
Agora o Cidadão Repórter quer saber a sua opinião: Você concorda com o ensino de literatura de Cordel nas escolas? Comente e participe do nosso fórum!
*As enquetes e fóruns dos canais do portal A TARDE On Line são trocados semanalmente, sempre levando em conta o tema mais importante do período nas mais diversas editorias. Quer participar? Envie para cidadaopautas@grupoatarde.com.br uma sugestão de enquete ou fórum que você gostaria de ver no nosso portal e no blog Cidadão Repórter.
**Com informações da Agência Brasil.

ATENÇÃO! Alguns leitores do blog estão se queixando que não conseguem encontra um LINK para votação no site do Jornal A TARDE. Nesse caso, aconselhamos a deixar a sua opinião registrada emforma de COMENTÁRIO.  (A. V.)

2 comentários:

  1. Eu concordo em gênero, número e grau. O Cordel foi o 1º canal de notícias no NE. naquela época não tínhamos jornais e tvs, os cordelistas noticiavam os fatos atuais através da rima, do cordel. Moro numa região em que se respira poesia, fala-se poéticamente, e em cada esquina, cada casa, cada bar, o assunto predileto é a poesia. PORTANTO VICA O CORDEL, VAMOS COLOCAR COMO DISCIPLINA SIM, APOIADO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. TRES COMENTÁRIOS INTERESSANTES, PINÇADOS DO SITE DO JORNAL "A TARDE":

    Cordel na sala de aula
    é uma realidade.
    Parabéns aos que divulgam,
    com gana, garra e vontade,[
    a nossa literatura
    no sertão e na cidade.

    (Marco Haurélio)

    "Sou a favor, sim, desde que não fira as regras gramaticais oficiais. A poesia é uma forma muito gostosa de se ensinar e de se aprender.A informação flui e o ouvido se enche de prazer com as rimas.Acho uma arte a improvisação e acredito que seja para poucos.Ao mesmo tempo acredito que é possível aprendê-la, mas deve se levar muito tempo, já que teremos que combinar teoria com prática.Ao mesmo tempo o cordel é engraçado, devido às suas rimas inesperadas."

    (JOSUÉ ALMEIDA)


    "Concordo com o ensino da Literatura de Cordel nas escolas, não para que todo estudante se torne cordelista, mas que cada um conheça e saiba apreciar a Literatura de Cordel. Como se sabe, a gente só gosta do que conhece. Quanto mais pessoas conhecendo as grandes obras da Literatura de Cordel, mais pessoas irão gostar dela. Claro que isso fará com que surjam novos cordelistas, mas isso deve acontecer de acordo com o talento de cada um. As crianças não devem ser forçadas a escrever em cordel, mas a aprender a gostar dele.
    Só para finalizar: a Literatura de Cordel já está em muitas escolas, ajudando no aprendizado da leitura e de muitos outros temas. Seu sucesso nesse sentido já está provado."

    (MARCOS MAIRTON)

    ResponderExcluir