segunda-feira, 25 de julho de 2011

O SERTÃO É O MEU LUGAR


Novo livro de Moreira de Acopiara - Capa: Arievaldo Viana


Poeta Varneci Nascimento e o aniversariante Moreira de Acopiara

MOREIRA DE ACOPIARA RECEBE AMIGOS EM ANIVERSÁRIO

 

Do blog do poeta Varneci Nascimento tivemos notícia do lançamento do novo livro do poeta Moreira de Acopiara, cuja capa e ilustrações são de nossa autoria. Eis a postagem:

No último dia 23/07 o poeta Moreira de Acopiara recebeu vários amigos em um clube de São Bernardo do Campo para comemorar seus 50 anos de idade, parte deles dedicados à poesia. Foi um momento muito descontraído, uma festa bonita onde não faltaram poesia e boa música. Pelo palco passaram pesquisadores, cantores, cordelistas e repentistas. Na ocasião também foi lançado o livro O SERTÃO É O MEU LUGAR, uma síntese de toda a obra deste homem que deixou o torrão cearense para vim espalhar poesia no sudeste do Brasil. Parabéns poeta Moreira e que você continue a versejar Brasil afora.



Contato com o autor para adquirir o livro:

LIVRO É DESTAQUE NA IMPRENSA DO GRANDE ABC

O tema ‘cordel' está em pauta neste ano principalmente por conta do sucesso da novela 'Cordel Encantado' que vai ao ar pela Rede Globo no horário das 18h. Os que gostam de música talvez se lembrem da extinta banda Cordel do Fogo Encantado, grupo do sertão pernambucano que misturava poesia, música e dramatização em suas apresentações.

Além do nome, muitos aspectos da novela e da banda foram inspirados na poesia que expressa a cultura popular, especialmente a do Nordeste brasileiro. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor.

Bem antes dessa visibilidade toda, um representante da literatura de cordel já difundia a manifestação cultural a partir do Grande ABC. Nascido no sertão do Ceará, Moreira de Acopiara mora em Diadema desde 1981 e vem espalhando poesia pela região.

O trabalho ganha motivo de comemoração hoje, às 16h, com o lançamento do 14º livro, 'O Sertão é Meu Lugar', na Sociedade Recreativa Alameda Glória (Rua Príncipe Humberto, 315), em São Bernardo. A obra foi viabilizada graças a parceria com a Editora Duna Dueto e o Coletivo de Artistas de SBC. O livro reúne os poemas que mais marcaram o autor além de outros inéditos (cerca de 30% da obra). A coletânea comemora também os 50 anos de vida do escritor.

(Daniela Gonçalves - Diário do Grande ABC)

Um comentário: