quinta-feira, 14 de julho de 2011

CORDELTECA HOMENAGEIA ROUXINOL DO RINARÉ


CORDELTECA ROUXINOL DO RINARÉ

LEIA NO DIÁRIO DO NORDESTE - CADERNO REGIONAL: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1009500


Iniciativa pioneira, o equipamento cultural no Eusébio homenageia o cordelista Rouxinol de Rinaré
Eusébio. A Prefeitura de Eusébio inaugurou a primeira "Cordelteca" em uma escola pública no Estado, na Escola Mário Sales, no Bairro Jabuti. O equipamento homenageia o poeta cordelista Rouxinol de Rinaré, cearense reconhecido internacionalmente por sua arte nos versos populares.

Os alunos utilizam o espaço, decorado com equipamentos e materiais do sertão nordestino, para elaborar os seus textos que são transformados em literatura de cordel, que por sua vez são utilizados como material didático nas escolas.

História local

O idealizador do "Cordelteca" é o educador social, Gilvan Cunha. O espaço funciona como uma espécie de museu, onde os alunos, por meio de uma gincana, pinçaram nas comunidades peças antigas que contam um pouco da história da região, como, por exemplo, uma canga de boi, que tem mais de 100 anos. No local estão expostos também potes e outros utensílios de barro, ferros de engomar à brasa, chocalhos, fundas, panelas, brinquedos artesanais, materiais feitos de palha, lamparinas, bancos, mesas, entre outros objetos.

"Além desse trabalho de resgate de peças históricas, estamos adotando nas escolas o uso do vocabulário cearense, o chamado ´cearês´, para a elaboração dos textos, para a forma de falar do cearense não fique esquecida ou ignorada pelas novas gerações", disse Gilvan.

Ver matéria completa em: www.fotolog.terra.com.br/rinare

Nenhum comentário:

Postar um comentário