segunda-feira, 16 de maio de 2011

MESTRES DO CORDEL - III

JOAQUIM BATISTA DE SENA



Joaquim Batista de Sena, Rodolfo Coelho Cavalcante,
 Alberto Porfírio e Carolino Leobas.

JOAQUIM BATISTA DE SENA - SOLÂNEA-PB - Nasceu no dia 21 de maio de 1912, em Fazenda Velha, do termo de Bananeiras, hoje pertencente ao município de Solânea-PB. Faleceu no distrito de Antônio Diogo (Redenção-CE) no início da década de 90. Autodidata, adquiriu vasto conhecimento sobre cultura popular e era um defensor intransigente da poesia popular nordestina. Começou como cantador de viola, permanecendo três anos neste ofício, no final da década de 30.



No início da década de 40, vendeu um sítio de sua propriedade e adquiriu sua primeira tipografia, que funcionou algum tempo na cidade de Guarabira-PB, transferindo-se depois para Fortaleza, onde atuou durante muitos anos. Na capital cearense, sua tipografia adotou o nome de "Graças Fátima". O poeta explicava a razão desse título: durante a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo Nordeste, na década de 50, ele conseguiu ganhar muito dinheiro vendendo folhetos sobre a visita da santa, ampliando consideravelmente seus negócios. Por essa época, foi vítima de um naufrágio da Baía de Quebra-Potes (Maranhão). Salvou-se nadando, mas perdeu uma mala de folhetos, contendo diversos originais.



Em 1973 vendeu sua gráfica e sua propriedade literária para Manoel Caboclo e Silva e tentou estabelecer-se no Rio de Janeiro, também no ramo da literatura de cordel, mas não foi bem sucedido. De volta ao Ceará, ainda editou alguns folhetos de sucesso, como o que escreveu em parceria com Vidal Santos, sobre o desastre aéreo da Serra da Aratanha (Pacatuba-CE), onde faleceu, dentre outros, o industrial Edson Queiroz.


Sena era um grande poeta, de verve apurada e rico vocabulário. Conhecia bem os costumes, a fauna, a flora e a geografia nordestina, motivo pelo qual seus romances eram ricos em descrições dessa natureza. Pode-se dizer que com a sua morte, fechou-se um ciclo na poesia popular nordestina e o gênero "romance" perdeu um de seus maiores poetas. Só agora, no início deste novo século, surgem novos romancistas que pretendem dar continuidade à trilha deixada pelo mestre.


Dentre as suas obras de maior relevância, destacamos:
- A FILHA NOIVA DO PAI, OU AMOR CULPA E PEDRÃO
- A MORTE COMANDA O CANGAÇO
- A TRISTE PARTIDA DE FRANCISCO DO VALE E MARIA ROMANA, ROMEIROS DE CANINDÉ
- AS 7 ESPADAS DE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA

- ELIAS E ANTONIETA (2 volumes)
- ENTRE O AMOR E A MORTE
- ESTÓRIA DA PRINCESA CARMELITA - AMADA DE 3 AMANTES
- ESTÓRIA DE CARRASQUINHO - O REI DAS CILADAS
- ESTÓRIA DE JOÃOZINHO, O FILHO DO CAÇADOR
- ESTÓRIA DE MANOEL SEGURO E MANOEL XEXEIRO
- ESTÓRIA DE VICENTE E GUIOMAR
- HISTÓRIA DE BRAZ E ANÁLIA
- HISTÓRIA DE JOÃO MIMOSO E O CASTELO MALDITO
- HISTÓRIA DE JOÃO VALENTE E O DRAGÃO DE TRÊS CABEÇAS
- HISTÓRIA DE MANOEL NU E A RABECA MÁGICA
- HISTÓRIA DO ASSASSINATO DE MANOEL MACHADO E A VINGANÇA DE SEU FILHO SAMUEL
- HISTÓRIA DO DEBATE DO PAPA DE ROMA COM ROBERTO CARLOS
- HISTÓRIA DO PRINCIPE JOÃO CORAJOSO E A PRINCESA DO REINO NÃO VAI NINGUÉM
- HISTÓRIA DOS TRÊS IRMÃOS LAVRADORES E OS TRÊS CAVALOS ENCANTADOS
- OS AMORES DE ROSINHA E AS BRAVURAS DE JOÃO GRANDE OU OS VALENTÕES DO TEIXEIRA


Texto/pesquisa: Arievaldo Viana

5 comentários:

  1. É um crime a obra de Joaquim Batista de Sena estar fora do catálogo das editoras tradicionais. Infelizmente, o poeta vendeu os direitos de publicação ao editor Manoel Caboclo, da Casa dos Horóscopos. Morrendo Caboclo, a obra de Joaquim Batista de Sena vai, aos poucos, caindo no esquecimento.

    E tome Cuíca!

    ResponderExcluir
  2. Parte da obra de J. B Sena vem sendo reeditada, esporadicamente, de forma clandestina. Pelo menos "AMORES DE CHIQUINHA E BRAVURAS DE APOLINÁRIO" tem aparecido com certa regularidade no mercado. É uma pena... Ele deixou alguns originais inéditos em poder do Compadre Vidal Santos, padrinho de seu caçula Robson Crusuoé. Atenção TUPYNANQUIM! Que tal fazer um resgate desse material?

    ResponderExcluir
  3. Sou administrador do www.MundoDSE.com sou de Redenção-CE.
    Não sabia do acontecido. Muito interessante! Nosso município entra mais uma vez para a história do Brasil! Primeiro por ser a primeira cidade Brasileira a abolir a escravidão e em segundo por ter sido o local da morte de "JOAQUIM BATISTA DE SENA "

    Abraço!

    » www.MundoDSE.com

    ResponderExcluir
  4. Resgatar obras passadas, que foram tão importantes para várias gerações, é tão importante quanto a crição de várias obras para gerações futura. Sempre gostei dos folhetos de "JOAQUIM BATISTA DE SENA" saber que ninguém está sendo responsável pela reedição dos seus trabalhos, sentimos que estamos perdendo uma parte importante da nossa literatura.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, EDIMAR, o JOAQUIM BATISTA DE SENA merecia uma ANTOLOGIA no ano de seu centenário. Já pensei em partir para esse projeto, mas infelizmente, não consegui contato com os familiares do poeta nem tampouco com os descendentes do editor MANOEL CABOCLO E SILVA, que detinha os direitos autorais da obra do SENA. Se alguém souber como encontrá-los, por favor avisem-nos.

    ARIEVALDO VIANA

    ResponderExcluir