segunda-feira, 9 de maio de 2011

MEMÓRIA DO CORDEL

GILMAR DE CARVALHO LANÇA LIVRO SOBRE O CORDELISTA MOISÉS MATIAS DE MOURA


Três poetas-editores atuaram em Fortaleza no século passado... o potiguar Luiz da Costa Pinheiro (autor do romance "O boi mandingueiro e o cavalo misterioso"), o paraibano Joaquim Batista de Sena e o pernambuano Moisés Matias de Moura. Parece que Fortaleza era uma boa praça para publicação e venda de folhetos. Lucas Evangelista, que atuou por aqui no inicio da década de 1970, conta que fazia boas vendas na Praça dos Leões. Moisés Matias de Moura teve sua história e parte de sua obra resgatada graças ao laborioso esforço do escritor Gilmar de Carvalho. Recentemente foi lançado um ótimo livro contendo a biografia do poeta, análise crítica de sua obra e uma mini-antologia reunindo vários folhetos de sua autoria, notadamente os de cunho jornalístico, área que Moisés era mais atuante.
Moisés Matias de Moura, nascido em Pesqueira (PE), em 1891, veio para Fortaleza no final dos anos 1920. Antes, passou uma temporada em Juazeiro do Norte, onde se iniciou nas artes do cordel. Em Fortaleza, trabalhou como guarda da antiga Inspetoria do Trânsito e mantinha uma banca para a venda de folhetos, no Mercado Central, à Rua General Bizerril.

Escreveu e publicou vários folhetos jornalísticos, falando de crimes, inundações, desastres e até um jogo de futebol envolvendo a seleção cearense, jogo “roubado” pelo juiz. O livro pretende seguir a linha de uma história de vida e da interação dele com a Fortaleza dos anos 1940-1950, quando sua atuação foi mais intensa. Reúne também dezessete dos mais de cem folhetos que publicou. A pesquisa foi feita nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Mauc (CE) e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília. Moisés Matias de Moura faleceu em Fortaleza, em 1976. O lançamento ocorreu no aniversário de Fortaleza, cidade com a qual ele estabeleceu uma relação de amor e da qual foi um cronista.
Pesquisador Gilmar de Carvalho, incansável
divulgador da poesia popular

Um comentário:

  1. O professor e escritor Gilmar de Carvalho é um dos mais aguçados e atuantes pesquisadores da nossa cultura. Com o livro que lançou recentemente, contribui sobremaneira para o resgate e enriquecimento de nossas artes. Parabéns.

    Pedro Paulo Paulino

    ResponderExcluir