quarta-feira, 27 de abril de 2011

UM MESTRE DA POESIA

O genial Rogaciano Leite
Foto de Rogaciano Leite quando ainda atuava como repentista.

O CD do projeto ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA, gravado em 2004, conta com a participação da dupla de repentistas Geraldo Amâncio e Zé Maria Fortaleza, além de Mestre Azulão, Gonzaguinha da Viola, Arievaldo Viana, Hildebrando do Acordeón e Judivan Macedo, dentre outros. Um dos melhores momentos  do disco é a gravação do poema CEARÁ SELVAGEM, de Rogaciano Leite, na voz de Zé Maria de Fortaleza, com acompanhamento magistral de Gonzaguinha da Viola. Rogaciano foi cantador profissional, no início de sua carreira e fez dupla com o famoso Cego Aderaldo.


Na minha opinião, o grande mérito do poeta Rogaciano Leite foi ter um pé no popular outro erudito. O ouvido na cantoria e o coração no soneto, forma poética que abraçou de forma magistral, chegando mesmo ao extremo de fazer sonetos de improviso em suas palestras e conferências. Coisa de bom repentista que progrediu nas letras, como o mestre Dimas Batista, que também tinha essa facilidade espantosa com a métrica e com rima. Herdeiro de Castro Alves, Rogaciano nunca negou o seu amor pelo cordel e a cantoria, buscando sempre aproximar-se dos verdadeiros poetas do povo. Um de seus amigos pessoais foi o genial Cego Aderaldo, com quem realizou diversas cantorias. Os apologistas de cantoria contam duas cenas bem interessantes a esse respeito. Na primeira delas, Rogaciano censura o mestre por haver criado mais de 20 filhos alheios e nunca ter casado (o cego precisava de guias e para tanto recrutava crianças abandonadas, os primeiros meninos de rua do Ceará). Após ouvir a provocação de Rogaciano, Aderaldo saiu-se com esta:

De casar tive o desejo
Essa vontade eu não nego
Mas com minha experiência
Batata quente eu não pego
Passam chifre em quem tem vista
Que dirá em quem é cego!

De outra feita, Rogaciano insultou o cego num repente, dizendo que ele era muito besta. Aderaldo vingou-se desta maneira:

Andei procurando um besta
Porém, um besta capaz...
E procurando esse besta
Encontrei esse rapaz;
Mas não presta pra ser besta
Porque é besta demais!

...
Capa do CD "Acorda Cordel na Sala de Aula"
Para adquirir o KIT COMPLETO (livro, caixa de folhetos e CD
entre em contato conosco:  acordacordel@ig.com.br


Rogaciano Bezerra Leite (São José do Egito, sítio Cacimba Nova- Atualmente, município de Itapetim-PE 1 de julho de 1920Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1969) foi um poeta brasileiro.
Filho dos agricultores Manoel Francisco Bezerra e de Maria Rita Serqueira Leite, iniciou a carreira de poeta-violeiro aos 15 anos de idade, quando desafiou, na cidade paraibana de Patos, o cantador Amaro Bernadino.
Em seguida, Rogaciano Leite foi para o Rio Grande do Norte, onde conheceu e iniciou amizade com o renomado poeta recifense Manuel Bandeira. Aos 23 anos de idade mudou-se para Caruaru, no agreste pernambucano, onde apresentou um programa diário de rádio. De Caruaru, seguiu para Fortaleza, onde tornou-se bancário.
Entre 1950 e 1955, Rogaciano residiu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio casou-se com Maria José Ramos Cavalcante, com quem teve os filhos Rogaciano Filho, Anita Garibaldi, Roberto Lincoln, Helena Roraima, Rosana Cristina e Ricardo Wagner.
Em 1968 deixou o Brasil para uma temporada na França e outros países da Europa. Na Rússia deixou gravado, em monumento na Praça de Moscou, o poema Os Trabalhadores.
Alguns dos poemas mais conhecidos de Rogaciano Leite são Acorda Castro Alves, Dois de Dezembro, Poemas escolhidos, Carne e Alma, Os Trabalhadores e "Eulália. Rogaciano faleceu, de enfarte do miocárdio, no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. O corpo do poeta está sepultado no cemitério São João Batista, em Fortaleza, Ceará.
Rogaciano Leite foi, ainda, jornalista e era formado em Direito e Letras.
Em dezembro de 2007 foi lançado em pernambuco na cidade de Itapetim pela jornalista Tacianna Lopes o documentário "Reminiscência em Prosa e Versos",o vídeo conta um pouco da história de Rogaciano Leite. Um trabalho inédito, um curta-metragem de aproximadamente 23 minutos e que conta com a particpação de familiares, admiradores e amigos contemporãneo do Poeta,entre eles está o escritor Ariano Suassuna, que junto com Rogaciano na década de 40 foi responsável pela realização do I Congresso de Cantadores Repentistas do Brasil.
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.


3 comentários:

  1. Meu prezado poeta, Arievaldo...
    Esse matuto vem aqui para dizer que sou um admirador de seu trabalho e pesquisador e escritor das coisas do Nordestin da gente...

    Chamo a vossa sinhoria pra modi vê minha rocinha virtual e acompanhar lá, como acompanho aqui também e te divulgo, homi...

    Depois quero falar contigo sobre um projeto meu...
    www.conversasdosertao.com

    ResponderExcluir
  2. Não pretendo causar polêmica. Em um disco de Silvio Caldas, ele faz referência
    a resposta do Cego Aderaldo, para Rogaciano Leite:

    Andei procurando um besta
    um besta que fosse capaz
    de tanto procurar um besta
    encontrei esse rapaz
    que nem serve prá ser besta
    porque é besta demais.

    Um admirador do repente.Caruaru/PE

    Um admirador do repente

    ResponderExcluir
  3. Caro admirador do Repente, de Caruaru/PE

    Os versos preservados pela oralidade sempre distoam quando publicados no papel. No caso da famosa estrofe de ADERALDO, creio que a versão publicada no disco de Silvio Caldas comete o pecado de desmetrificar um verso

    UM BESTA QUE FOSSE CAPAZ = 8 silabas

    DE TANTO PROCURAR UM BESTA = 8 silabas - Não creio que o cego velho desmetrificasse desse jeito.

    ResponderExcluir