terça-feira, 19 de abril de 2011

CANTINHO DO ILUSTRADOR

JÔ OLIVEIRA
O ENCANTADOR DE CORDÉIS



Nosso blog inaugura uma nova seção – o CANTINHO DO ILUSTRADOR. O primeiro convidado, é claro, é o nosso amigo e parceiro JÔ OLIVEIRA, com quem já publiquei quase uma dezena de trabalhos. Tudo começou com a releitura do Pavão Misterioso no formato infanto-juvenil. Depois fizemos “O Bicho Folharal”, “Artimanhas de João Grilo” (ainda inédito), “A ambição de Macbeth” (Ed. Cortez), “300 onças” e “Melancia e Coco Verde” (pela editora CORAG, do Rio Grande do Sul) e uma adaptação para o formato de HQ da “História do navegador João de Calais e sua amada Constança”, pela editora FTD. Atualmente estamos trabalhando em dois projetos simultâneos para duas grandes editoras do eixo Sul-Sudeste.


                    Chico Sales, Arievaldo Viana, Jô Oliveira e Marco Haurélio

JÔ OLIVEIRA estudou Artes Gráficas na Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro e Comunicação Visual na Escola Superior de Artes Industriais da Hungria, em Budapeste. O seu traço marcante baseia-se nas xilogravuras nordestinas e no colorido dos bonecos de barro do Mestre Vitalino. Ou seja, uma influencia duplamente nordestina! Ninguém melhor do que ele para ilustrar os “cordelivros” da nova safra de poetas populares.

                                       Cego Aderaldo desafiando o diabo

Publicou diversos trabalhos e livros no Brasil, Itália, Grécia, Dinamarca, Hungria, França e Argentina. Realizou exposições dos seus trabalhos na Feira de Bologna (Itália), no Otani Memorial Museum de Nishinomyia (Japão), Angoulême (França), no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro), na Convenção das Nações Unidas (Italia), na Maison de l’Amérique Latine (França), entre outros. Ilustra livros infantis, desenha histórias em quadrinhos e selos postais (50 realisados para a ECT), que ganharam duas vezes o maior prêmio da filatelia internacional na categoria turismo - Prêmio Asiago (Itália).


Sua obra é baseada na literatura popular nordestina e no imaginário brasileiro. Seus trabalhos já foram publicados em diversas revistas especializadas como: “Modern Publicity” (Londres), “Graphis Poster” (Suiça), “Modern Art Museum Magazine” (México), “Decorative Design Magazine” (Bulgária), "Crisis" (Argentina).

Em 2004 recebeu o troféu de Grande Mestre dos Quadrinhos, que lhe foi entregue durante o Festival Internacional HQ MIX em São Paulo.

Confira alguns dos seus belíssimos trabalhos, que ele mesmo selecionou para o CANTINHO DO ILUSTRADOR:











2 comentários:

  1. Jô Oliveira e Ari
    Têm pesada artilharia
    Muita bala na agulha
    Pra metralhar todo dia
    Uma explosão de arte e verso
    Dessa dupla, em parceria!

    Rouxinol do Rinaré

    ResponderExcluir
  2. Arievaldo Viana,
    junto com Jô Oliveira,
    vai retratando em cordel
    a cultura brasileira,
    defendida pelos dois
    como a mais nobre bandeira.

    ResponderExcluir