quarta-feira, 20 de abril de 2011

LITERATURA DE CORDEL CONQUISTA SUL E SUDESTE

Livro Breve História da Literatura de Cordel é selecionado pelo programa Leituras do Professor (SP)
.
O livro Breve História da Literatura de Cordel (Ed. Claridade, 2010), de MARCO HAURELIO, foi selecionado pela Fundação de Desenvolvimento da Educação de São Paulo. Serão distribuídos aos professores da rede estadual paulista 30.368 exemplares da obra.
O livro traz um excelente resumo das origens da Literatura de Cordel, seu desenvolvimento no Brasil e o seu aproveitamento como ferramenta paradidática nas escolas de todo o país.


Fonte: BLOG DO MARCO HAURELIO

* * *

CÂMARA DO LIVRO DO RS E EDITORA CORAG RENOVAM PARCERIA PARA LANÇAMENTO DE CORDÉIS ILUSTRADOS DA DUPLA JÔ OLIVEIRA E ARIEVALDO VIANA


Ano passado, eu e Jô Oliveira levamos a Literatura de Cordel na Feira do Livro de Porto Alegre, através de uma parceria com a Editora CORAG. Na ocasião, foram distribuídos 20 mil folhetos de cordel com alunos das escolas públicas do Rio Grande do Sul, obras adaptadas a partir de contos do folclorista gaúcho JOÃO SIMÕES LOPES NETO. O folheto de cordel fez sucesso nos pampas... Eis a notícia, tal e qual foi publicada no site da Câmara do Livro de Porto Alegre:

Renovada parceria entre Camara do Livro e Corag
(29.03.2011)

O novo presidente da Corag, Homero Paim, e membros de sua equipe receberam, no dia 10 de março, o presidente da CRL, João Carneiro, e Sônia Zanchetta, da comissão executiva da entidade, para café da manhã em que se definiram as ações a serem desenvolvidas, em conjunto, em 2011, em prol da construção de um RS mais leitor.

Ficou acertada a publicação da obra Casos de Romualdo, de Simões Lopes Neto, adaptada para cordel por Arievaldo Vianna (CE) e ilustrada por Jô Oliveira (PE), cujo lançamento ocorrerá, com a presença dos dois autores, na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livreto será o terceiro de uma série iniciada em 2010 com a adaptação dos contos Trezentas Onças e Coco Verde e Melancia, cuja distribuição contemplou 20.000 estudantes. 
   
Deve ser viabilizada,  também, a publicação da terceira edição da revista do evento Mutação na Feira - HQs, zines e outras histórias, que ocorre na Feira do Livro pelo sexto ano consecutivo; a terceira edição do livro Organização de Feiras de Livros, a ser distribuído entre as prefeituras municipais gaúchas, e pocket book com os dez contos vencedores do concurso Assombros Juvenis.
Promovido através de parceria entre a CRL, a Confraria Reinações e a Corag, o concurso será lançado na Semana do Livro, em abril, e terá sua premiação na Feira do Livro. Poderá participar, mediante a inscrição de contos para público juvenil, de acordo com o regulamento, qualquer pessoa maior de 18 anos residente no Brasil.
O novo presidente da Corag, Homero Paim, e membros de sua equipe receberam, no dia 10 de março, o presidente da CRL, João Carneiro, e Sônia Zanchetta, da comissão executiva da entidade, para café da manhã em que se definiram as ações a serem desenvolvidas, em conjunto, em 2011, em prol da construção de um RS mais leitor.
 

O presidente da CORAG, Homero Paim (segundo da esquerda para a direita), e o presidente da CRL, João Carneiro (de camiseta bordeaux) e membros das equipes das duas entidades

 FONTE: site da CAMARA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

TRECHOS DE “CASOS DE ROMUALDO EM CORDEL”

ROMUALDO ENTRE OS BUGIOS
Adaptação: ARIEVALDO VIANA

Fui ao Rio Grande do Sul
Para tomar chimarrão
E comer um bom churrasco
Feito num fogo de chão
Quando chegou um guri
Com um pacote na mão.

Chegou e disse: - Quem é
O senhor Arievaldo?
O mestre Simões me disse
Que és poeta de respaldo...
E lhe mandou, de presente,
Os CASOS DE ROMUALDO.

Desembrulhei o pacote
Que vinha bem amarrado
Vi o livro de Simões
Lopes Neto autografado
E dentro vinha um bilhete
Com o seguinte recado:

“Tu que és bom trovador,
Um perfeito menestrel
Quero que o nobre amigo
Transponha para o papel
Os CASOS DE ROMUALDO
No formato de cordel.”

A carta de Simões Lopes
Veio mexer com meus brios
Confesso que este foi
O maior dos desafios,
Vou transpor para o cordel
“Romualdo entre os bugios” 

(...)



Um comentário: