quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

CENTENÁRIO DO POETA







A Editora ALFAGUARA anuncia o relançamento 

da Obra Completa de João Cabral de Melo Neto


O advento de seu Centenário de nascimento em 2020 fará com que João Cabral de Melo Neto, um dos poetas nordestinos de maior reconhecimento, ganhe uma edição completa de sua obra.  O legado do escritor pernambucano será celebrado em 2020 com livro de entrevistas, fotobiografia e coletâneas.
Nascido em Pernambuco, em 1920, a literatura de cordel ensejou os primeiros contatos de Cabral com as letras. Ainda menino, o escritor lia folhetos e romances para os trabalhadores do engenho do seu pai. Essa vivência com o cordel explica a escolha da redondilha maior (versos de sete sílabas) na elaboração de seu poema mais famoso:



TRECHO DE “VIDA E MORTE SEVERINA”

— O meu nome é Severino,
como não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;



João Cabral de Melo Neto (1920-1999) foi um poeta e diplomata brasileiro. Autor de Morte e Vida Severina, poema dramático que o consagrou. Tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras. Nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 9 de janeiro de 1920.

Filho de Luís Antônio Cabral de Melo e de Carmem Carneiro Leão Cabral de Melo, João Cabral era irmão do historiador Evaldo Cabral de Melo e primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre. Passou sua infância entre os engenhos da família nas cidades de São Loureço da Mata e Moreno. Estudou no Colégio Marista, no Recife. Amante da leitura, lia tudo o que tinha acesso, no colégio e na casa da avó. Dentre suas leituras prediletas, os folhetos da LITERATURA DE CORDEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário