sábado, 5 de maio de 2018

DO BLOG CONVERSA DE ALPENDRE


Tenho acompanhado nos últimos dias as postagens do blog CONVERSA DE ALPENDRE, focado na tradição, na cultura, na história e notícias do SERTÃO CENTRAL do Ceará, tendo por base os municípios de Canindé, Madalena, Quixeramobim, Quixadá e adjacências. As matérias são interessantes e trazem referências literárias (caso da postagem de uma bela crônica de Rachel de Queiroz).  Defensores que sempre fomos da CULTURA POPULAR e das coisas do sertão, resolvemos divulgar uma das matérias postadas no referido blog, para a apreciação dos leitores do blog ACORDA CORDEL. Confiram.

A matéria a seguir foi extraída do blog CONVERSA DE ALPENDRE, de Júlio Vieira. Confiram...


Foram distribuídas gratuitamente mudas de plantas frutíferas e nativas


MADALENA REALIZA I FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

Voltada para promover geração de renda para o pequeno produtor, e contribuir com a qualidade de vida da população, através do fomento à produção e consumo de alimentos orgânicos no município, a Prefeitura de Madalena realizou, no dia 02 de maio próximo passado, a I Feira da Agricultura Familiar. A prefeita Sonia Costa mostrou-se otimista com os resultados obtidos na primeira edição do evento e promete empenhar-se para que a feira continue se realizando regularmente. “Essa primeira versão da Feira da Agricultura Familiar de Madalena foi meio na base do improviso. Tivemos 15 barracas padronizadas, emprestadas pela Prefeitura de Boa Viagem, porém contamos com uma boa participação dos pequenos e médios agricultores e produtores de Madalena, além de uma boa diversidade de produtos. Nosso objetivo é adquirir um kit de barracas para o nosso município e continuar realizando a Feira regularmente” – disse a prefeita.
Carlos Flaubert Patrício é outro que se mostra satisfeito com a iniciativa. “A feira serve para as famílias venderem seus produtos e ainda evitarem a figura do atravessador. Por ter sido a primeira precisa de alguns ajustes, mas o objetivo foi alcançado. Pretendemos torná-la semanal.”
Milho verde, feijão, jerimum, pimentão, mel de abelha, hortaliças foram alguns dos produtos expostos nas barracas. Houve distribuição gratuita de mudas de plantas. Também houve a comercialização de pequenos animais: aves, ovinos e caprinos. Os participantes ficaram muito felizes com o resultado, porque a feira atraiu bastante compradores.
Na opinião do Diretor de Meio-Ambiente do Município, professor Renê Sousa, trata-se de uma ação de grande importância para o município, pois irá trazer benefícios aos pequenos produtores rurais. “Através da feira podemos mostrar para toda região uma grande variedade de produtos produzidos e criados aqui no município de Madalena (frutas, legumes, hortaliças, derivados de leite, ovos e galinhas caipira, entre outros), bem como irá trazer uma renda extra ao homem do campo.”
Ele avalia ainda que essa feira aos poucos irá se tornar uma tradição, beneficiando também as pessoas que irão comprar, pois ali só tem produtos livres de agrotóxicos totalmente naturais.
“Como filho de agricultor, nascido e criado na roça, vejo que é de suma importância a criação dessa feira, pois estará dando oportunidade para aqueles que trabalham e vivem no campo levar até a cidade as riquezas que são produzidas com muito suor e dedicação, fazendo com que os mesmos tenham oportunidade de expor e vender sua produção sem que precise de atravessador. Madalena está de parabéns por esta ação o qual foi realizada pela Secretaria de Agricultura e apoio das demais secretarias Municipais, com total Apoio de nossa Prefeita Sônia Costa que abraçou essa ideia e colocamos em prática” concluiu Renê Sousa.

QUER SABER MAIS? 

Leia a matéria completa no blog: 
http://alpendresertao.blogspot.com.br/2018/05/uma-boa-noticia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário