quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

NO MUSEU DO HUMOR CEARENSE

Raymundo Neto, Stélio Torquato e Arievaldo Vianna



Casamento de letras e riso

A I Festa Literária do Humor Cearense começa hoje e segue até o próximo dia 20, no Museu do Humor

Por Felipe Gurgel - Repórter

De hoje até o próximo dia 20, o Museu do Humor Cearense (Benfica) recebe a I Festa Literária do Humor Cearense. O evento, que presta homenagem a Quintino Cunha, tem sua abertura hoje, a partir das 17h, com a exibição do vídeo "E o palhaço, quem é?" (Cláudio Ivo). O acesso é gratuito.
O primeiro de dia de programação ocorre justamente no "Dia do Palhaço" (10 de dezembro). A efeméride marca várias atividades do encontro, que ainda contará com lançamentos de títulos literários, exibição de filmes, shows de humor, palestras e atividades infantis.
"A Festa Literária não é só uma feira de livros, é um passeio pelo humor do Ceará. O Quintino Cunha nasceu há 140 anos, então escolhemos homenageá-lo. Ele foi escritor e humorista. E apesar disso, ele nunca chegou a publicar nada (sobre humor)", situa Jader Soares, diretor do Museu.
Jader conta, ainda justificando a homenagem, que vários escritores cearenses versaram sobre o humor de Quintino, como Leonardo Mota, Renato Soldon e Plautus Cunha, filho do homenageado.
A festa reabre a exposição "Acunha, Quintino!", hoje, às 18h. De 24 de julho (data do aniversário de Quintino Cunha) a 24 de agosto passado, o Museu do Humor Cearense promoveu a primeira temporada de visitação da mostra.
Com 26 exemplares de livros lançados pelo humorista Chico Anysio, a festa convida, também, para a visitação da exposição "Capas de Chico". O diretor Jader Soares explica que outras exposições permanecem, em caráter fixo, no Museu do Humor, mas o foco da divulgação, com a realização da festa, volta-se aos trabalhos com Chico e Quintino Cunha.
"A exposição do Chico tem várias peças do (personagem) professor Raimundo. O bigode, o jaleco", detalha Jader, exemplificando o que o público poderá conferir durante o evento.

E ainda tem uma cervejinha gelada na Budega do Riso


Lançamentos

Na programação dos 10 dias de feira, haverá uma série de lançamentos literários: "Leandro Gomes de Barros, O Mestre da Literatura de Cordel", de Arievaldo Vianna e a segunda edição do cordel QUEIXAS DE UMA VACA A ROBERTO CARLOS, de Arievaldo e Klévisson Vianna (amanhã, às 19h); "Sobre coisa nenhuma e outras coisas", de Fernando Lira (dia 13, às 18h); "O Teatro de Jorge Ritchie" de Jorge Ritchie (dia 17, às 20h); "Causos", de Totonho Laprovitera (dia 18, às 19h30).
E ainda: "O Direito de Rir VI", de Giovani de Oliveira (dia 20, às 19h); "Paula Nei, o primeiro humorista brasileiro", de Jader Soares (dia 19, às 19h30); "Crônicas absurdas de segunda", de Raymundo Netto (hoje, às 19h30) e o álbum "Fortaleza a Pé, patrimônio histórico de Fortaleza e 100 anos do Bode Ioiô", de Gerson Linhares (dia 15, a partir das 19h).

Museu
O diretor Jader Soares conta que a idealização da I Festa Literária do Humor Cearense ocorre desde a fundação do Museu, há quase dois anos. "A ideia sempre foi fazer uma festa envolvendo livros, CDs, DVDs, não só lançamentos, como os raros que estarão em exposição", resume.
Para Jader, o Museu do Humor Cearense não cumpre apenas o papel de celebrar e preservar o passado distante. O equipamento lida também com a memória recente.
"A gente está sempre em movimento. Temos uma sala sobre o (filme cearense) 'Cine Holliúdy' (2013, dirigido por Halder Gomes). A sala exibe o roteiro original do filme, o DVD, o CD", comenta.
"Tem a sala em homenagem aos humoristas (cearenses), sala de vídeo, a Bodega do Riso. É uma coisa muito simples, mas quem vai lá se encanta. É tudo bem bonitim!", brinca o diretor.

Programação

Hoje
17h - Exibição do vídeo "E o palhaço, quem é?" (Cláudio Ivo)

18h - Abertura da Exposição "Acunha, Quintino!"

19h - Abertura oficial do evento, com cortejo circense (Grupo Garajal)

19h30 - Lançamento do livro "Crônicas absurdas de segunda" (Raymundo Netto)

20h - Lançamento do cordel "O genial Quintino Cunha" (Stélio Torquato Lima)

20h30 - Bate-Papo "140 anos de Quintino Cunha" (Arievaldo Vianna, Raymundo Netto e Stélio Torquato Lima)

Mais informações:


Abertura da I Festa Literária do Humor Cearense. Hoje, a partir das 17h, no Museu do Humor Cearense (Av. Da Universidade, 2175, Benfica). A feira segue até 20 de dezembro. Visitação: de segunda a sexta, das 13 às 21h; sábado e domingo, das 9 às 21h. Gratuito. Contato: (85) 3252.3741

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/casamento-de-letras-e-riso-1.1451261



HOJE - 11 de dezembro, lançamento do livro LEANDRO GOMES DE BARROS - VIDA E OBRA e da segunda edição do folheto QUEIXAS DE UMA VACA A ROBERTO CARLOS, a partir das 17h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário