sábado, 11 de janeiro de 2014

AGENDA DA SEMANA





Amanhã, dia 12/01 - entrevista no programa NORDESTE CABOCLO, do Carneiro Portela, na TV Diário.

Terça-feira, 14 de janeiro - FEIRA DO CORDEL no Dragão do Mar, espaço Rogaciano Leite Filho.

Sexta-feira, 17 de janeiro - Oficina de CORDEL e Recital, em Água Nova-RN.

5 comentários:

  1. Amigo, você é cordelista? Parabéns pelo seu blog!
    Também sou cordelista, e gostaria de saber como faço pra publicar meus cordéis por alguma editora. Pode me ajudar dando dicas?
    Vamos lutar pela permanência da nossa arte!
    Abraços, Ciro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciro, o negócio não está fácil. As editoras que ainda publicam folhetos no seu formato tradicional - COQUEIRO, QUEIMA-BUCHA e TUPYNANQUIM não publicaram nenhum folheto meu em 2013 e 2014 parece que vai no mesmo rumo. O negócio é meter os peitos e fazer por conta própria.

      Excluir
  2. Faleceu hoje na cidades de Patos -Pb, o poeta Sabugiense, Antônio Américo de Medeiros,conosco fica seu legado e a admiração ao grande Mestre do cordel e da viola... Fica nossos sentimentos a família enlutada ...
    Soube da notícia através do Poeta Israel Galvão e que o Poeta Cícero Nascimento nos confirmou!

    Antônio Américo de Medeiros
    É natural de São João do Sabugi-RN, onde nasceu a 7 de fevereiro de 1930. cantador profissional, começou a percorrer o Nordeste com sua viola aos 15 anos, em 1945. Criou um programa de violeiros na Rádio Espinharas, de Patos-PB, em 1960, permanecendo 23 anos no ar. Em 1977 escreveu seu primeiro romance História completa da Cruz da Menina, do qual já publicou diversas edições. Mesmo durante a maior crise da Literatura de Cordel, que aconteceu no período de 1988 a 1998, manteve sua banca de folhetos no Mercado Público de Patos, sempre com um estoque acima de 200 títulos, inclusive obras de autores consagrados como Leandro Gomes de Barros, José Pacheco e José Camelo de Melo Resende. Nessa atividade, permanece até os dias de hoje.
    Antônio Américo segue a linha dos velhos mestres, escrevendo histórias longas e bem feitas, geralmente de 48 páginas. São de sua autoria os seguintes títulos: A moça que mais sofreu na Paraíba do Norte , A vida de Antônio Silvino, Lampião e a sua história contada em cordel, Os mestres da Literatura de Cordel, O marco do Sabugi, História da Guerra de Juazeiro do Padre Cicero em 1914, A fada do Bosque Negro e a Princesa de Safira, O fracassado ataque de Lampião a Mossoró, A vida de Lampião - intriga, luta e cangaço, História completa da Cruz da Menina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anchieta, muito obrigado pela informação. Lamento o falecimento do grande poeta, mas sabemos que esta é a função de todos os seres vivos. O seu legado ficou e será eterno.

      Excluir
  3. Mantive uma extensa e proveitosa correspondência com o poeta Antônio Américo de Medeiros. Tenho em meus arquivos diversas cartas enviadas pelo poeta, cordéis autografados e dicas para um editor iniciante. Realmente era um grande poeta. Tive a honra de fazer a capa do único folheto seu publicado pela editora LUZEIRO - A moça que mais sofreu na Paraíba do Norte.

    ResponderExcluir