quinta-feira, 22 de setembro de 2011

HOMENAGEM

GERALDO AMÂNCIO HOMENAGEIA O FALECIDO POETA JOSÉ ALVES SOBRINHO

O cantador paraibano José Alves Sobrinho foi um dos maiores repentistas de todos os tempos no mundo da cantoria e um respeitado pesquisador da cultura do repente e da Literatura de Cordel. Em parceria com o professor Átila de Almeida, também falecido, lançou uma obra fundamental para a pesquisa dessas duas vertentes: O Dicionário Bio-Bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada, publicado em dois volumes pela Editora da UFPB 

O poeta GERALDO AMÂNCIO, admirador confesso de José Alves Sobrinho, que faleceu aos 90 anos no último dia 17 de setembro, em Campina Grande-PB, prestou-lhe uma sentida homenagem nesse texto a seguir:

"A cantoria existe há quase dois séculos no Brasil,  nesse campo já passaram milhares e milhares de cantadores. Na minha avaliação, na minha ótica e pela a experiência que tenho ao longo dos anos, não houve até hoje ninguém que superasse o talento de José Alves Sobrinho. Isso eu tive a felicidade de dizer ao mesmo. José Alves Sobrinho, formou com Dimas Batista a mais perfeita dupla de cantadores que o mundo ouviu. É de nossa autoria a antologia"de repente cantoria" cujo prefácio foi feito de uma carta que o referido poeta me mandou. Para não ser muito prolixo, vou deixar postadas aquí duas estrofes desse imortal menestrel que nunca teve a fama que mereceu.
Cantando com o poeta Gerson Carlos,  num festival em Cajazeiras -PB, foi solicitado seguinte mote em homenagem ao prefeito Quirino: Só Quirino enlargueceu, a rua José Tomaz. Eu ouví pelo rádio e memorizei essa obra prima de improviso.

ERA FRACA A SIMETRIA
DA RUA QUE ERA MAL FEITA,
ALÉM DE TORTA ERA ESTREITA
AO TRÂNSITO INTERROMPIA.
TODO MUNDO PROMETIA
MAS QUEM PROMETE NÃO FAZ,
VEIO QUIRINO UM BOM RAPAZ
FEZ O QUE NÃO PROMETEU,
SÓ QUIRINO ENLARGUECEU
A RUA JOSÈ TOMAZ.

O grande poeta cantava numa casa, onde estavam comemorando o aniversário do pai e do filho, ele magistralmente constrói essa sextilha:

TEMOS DOIS ANIVERSÁRIOS
COM IDADES DIFERENTES,
O PAI ENTRE OS PECADORES,
O FILHO ENTRE OS INOCENTES,
O PAI MUDANDO OS CABELOS,
O FILHO MUDANDO OS DENTES.

Posso afirmar sem medo de errar, que cantando de improviso mesmo, na safra atual não há ninguém com o talento de um José Alves Sobrinho. Que Deus o acolha no mais sublime dos reinos.
Geraldo Amancio.

O Dicionário é uma referência obrigatória na pesquisa do cordel e da cantoria

4 comentários:

  1. Prezado Arievaldo:

    nos últimos anos convivi com José Alves e tive a possibilidade de organizar dois importantes livros dele:
    1) Cantadores, repentistas e poetas populares e 2) Cantadores com quem cantei. No primeiro temos um painel dos mais completos do quadro de cantadores do passado e presente. E temos, sobretudo, centenas de versos primorosos de diferentes cantorias de que ele participou ou documentou a partir do depoimento de amigos. O livro que organizei, Pássaros e bichos na voz de poetas populares, recolhe de lá algumas sextilhas. No segundo temo um quadro dos cantadores que fizeram dupla com ele. São depoimentos de poesia pura, importantíssimo para qualquer pesquisador. Estava viajando quando de seu falecimento. Não pude prestar-lhe a última homenagem.
    (PS: se alguém se interessar por esses livros, envie e-mail para editorabagagem@uol.com.br)

    abraço a todos,

    Hélder Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Olá Arievaldo,
    A homenagem a José Alves Sobrinho é de vital importância para todos os poetas e pesquisadores da área. O Dicionário Bio-bibliográfico de repentistas e poetas de bancada, até hoje subsidia minhas pesquisas para o trabalho de catalogação de acervo que desenvolvo na Cordelteca - Memória da literatura de cordel, da Biblioteca Amadeu Amaral, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/MinC. Parabéns Geraldo Amâncio pela homenagem e a todos que puderem divulgar a perda de quem foi um dos melhores cantadores do Nordeste. Acredito que todos estam comovidos com esta perda... Agora José Alves Sobrinho estará cantando lá no segundo piso... Vá com Deus José Alves,
    (Rosário Pinto)

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosário, seu testemunho é muito importante. Sabendo que a Biblioteca da FUNARTE é uma das maiores referências nessa área e um patrimônio de valor inestimável é bom saber que o mestre JOSÉ ALVES SOBRINHO deu sua parcela de contribuição para sua formação.
    Abs

    ARIEVALDO VIANA

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Geraldo Amâncio,

    Obrigado pelo envio de seu depoimento sobre o poeta José Alves Sobrinho,
    que - vindo de você - é um inquestionável atestado de merecida glorificação ao
    extraordinário Cantador. Cumprimento-o também pela feliz lembrança que teve de
    homenageá-lo, hoje, no programa. E por falar em programa, tenho assistido ao seu
    programa regularmente; muito obrigado pela gentileza dos 'abraços' que me tem enviado.
    Gostei do blog de Arievaldo Viana, que divulgou sua homenagem ao grande Poeta.
    Vou ficar acessando o blog dele, que é ótimo! Um abraço.

    Zé Rego.

    ResponderExcluir