terça-feira, 23 de agosto de 2011

GANGÃO MELINDROSO



O cordel "O jumento Melindroso desafiando a Ciência", de Arievaldo Viana, foi lançado hoje (23/08), às15h00, na ESCOLA EDUCAR SESC - Rua José Jatahy, 813 - Bairro Otávio Bonfim, em Fortaleza. Presença do autor e do músico Orlângelo Leal (da Banda Dona Zefinha), responsável pelo cerimonial, além do pessoal do SESC IRACEMA, responsável pela publicação do folheto.
Cerca de 300 alunos lotaram o teatro da escola, onde realizou-se o lançamento, com a leitura dramatizada do folheto, declamações e músicas infantis. Em seguida, dezenas de alunos fizeram fila para pedir autógrafos, uma prova de que o cordel está cada vez mais presente no cotidiano das salas de aula, para desespero de alguns preconceituosos que ainda teimam em taxá-lo como coisa do passado e sem relevância no mundo da Literatura.

TRECHOS DO FOLHETO:

Quando Dom Pedro II
Enviou ao Ceará
A Comissão Científica,
Seguiram pra Quixadá
Uns franceses cientistas
Dois meteorologistas
Sondar o tempo por lá...

O velho açude do Cedro
Se encontrava em construção
Pois a seca dos dois setes
Quase aniquila o sertão;
Dom Pedro, muito sisudo,
Mandou fazer um estudo
Daquela situação.

E lá se foram os franceses
Jean Pierre e Raimundo,
Que era Raymond, na verdade,
Um cientista profundo
Doutor em astronomia
E em Meteorologia
Era o mais sábio do mundo.

(...)

Foram buscar na cidade
A bagagem dos doutores
No lombo de dois jumentos
E dois potros marchadores;
Pierre ao ver os jumentos
Disse: - Meus equipamentos
Correrão riscos, senhores!

São diversos aparelhos
De custo muito elevado,
Alta tecnologia
Muito dinheiro empregado,
Esses jegues e cavalos
Nos darão, ao transportá-los,
Um prejuízo danado!

Nisso, o coronel Cazuza
Acudiu bem pressuroso:
- Fique tranqüilo, doutor,
Eu também sou cuidadoso...
O seu mais caro aparelho
Pode amarrar com um relho
Nas costas do Melindroso.

Amarre e fique tranqüilo
Que este velho “gangão”*
É bicho da minha estima
Não vendo nem por milhão,
É mansinho e cauteloso,
Jegue igual ao Melindroso
Há bem poucos no sertão!

(...)

SESC ENVIA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO



Esta mensagem leva gratidão do SESC Iracema e Programa Cultura, às demais áreas do Regional, SESC Fortaleza e Educar SESC, por seus exemplos de trabalho, vivências, e pelo empenho de todos os envolvidos na realização de cada etapa dessa atividade.



SESC CORDEL

Ao seguir por novos caminhos desafiadores, com suas venturas e expectativas, teremos cada vez mais clareza sobre as raízes de nossas riquezas e tradições populares, presentes nos universos dos cordéis. Sabendo, dessa forma, quão ampla é a capacidade de nosso povo em seus exercícios naturais e espontâneos de mimese e inovação cultural por seus valores telúricos.

Mesmo que os efeitos dessa motivação cotidiana, que as Edições do “SESC Cordel” traga à vida de artistas, apreciadores infantis e adultos, ou mesmo a estudiosos, levem tempos improváveis para germinar, temos consciência de que estão cultivados em mentalidades propícias a bons deleites memorialistas e produtivos.

Ainda assim queremos esse movimento contínuo. Cordéis, escritores, versadores, cantadores, estudantes e professores por todas as escolas, praças, celebrações, lares entre seus cidadãos e com suas leituras. Pois esta é a maneira mais bela de aprofundar e mostrar, com orgulho, a vivência desta realidade cultural entre nós.

Que fiquem sempre muitas destas perguntas, que foram feitas no SESC Cordel, ecoando para todas as direções que possam ser percorridas: “Onde haverá os próximos Cordéis?”; “Quem mais há de cruzar com belas Apresentações Artísticas em nossos caminhos?”; “Que outras leituras poderemos fazer, que nos tragam mais alegria, causos e sapiência às nossas vidas?”.

É com esse gosto de expectativa que deixamos o nosso - “Muito Obrigado!” - a cada um que faz parte das parcerias no desenvolvimento da atividade. No intento de propagar a capacidade das manifestações culturais populares em tudo que elas podem nos proporcionar. E a cada novo dia nos
transformarem, promovendo em nós suas catarses, com exemplos de vida.

Afinal:
#“Pelo Aprendizado Contínuo com os Mestres da Escrita e da Leitura: Tenho Apreço!”

Até os próximos passos...


Att: Elson.

Atividades Sociais. 
SESC SENAC Iracema.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário