sexta-feira, 27 de maio de 2011

FÁBRICA DE LEITORES




"DONA BARATINHA E SEU CASÓRIO

 ATRAPALHADO"  - EDIÇÕES

 DEMÓCRITO ROCHA



Com ilustrações de SELMA GINÊZ E MARISOL ALBANO, o cordel ilustrado "DONA BARATINHA E SEU CASORIO ATRAPALHADO" de ARIEVALDO VIANA faz parte da Coleção Fábrica de Leitores, lançada em agosto de 2009. A Coleção reunia 20 livros infantis de autores cearenses, dentre os quais Arlene Holanda, José Mapurunga, Klévisson Viana e Rouxinol do Rinaré, todos com textos em cordel. Na época do lançamento da coleção, foi publicado esse texto no jornal O Povo:

Leitura é coisa séria. As Edições Demócrito Rocha lança, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, uma coleção especialmente dedicada a um dos principais agentes no processo da leitura e do aprendizado: o professor. Entre contos, cordel, crônicas, poesia, oralidade e outros gêneros, Fábrica de Leitores reúne vinte títulos destinados a alunos e alunas das séries iniciais (1ª e 2ª) de escolas da rede estadual de ensino do Ceará. São crianças entre seis e oito anos residentes nos 36 municípios com as menores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Mantido pelo Ministério da Educação, o IDEB associa o desempenho e a taxa de aprovação nas escolas. O resultado reflete o nível de alfabetização e aprendizagem em todo o País.

Ao todo, 2.546 educadores serão beneficiados com o projeto, que tem aprovação do Minc. A coleção Fábrica de Leitores traz livros escritos e ilustrados por “gente da terra”. De forma criativa, eles apresentam narrativas tradicionais (A lenda do labirinto, de Audifax Rios e Suzana Paz), fantasia (A batalha de Jericoacoara, de Daniel Adjafre e Ronaldo Almeida), histórias de trancoso (Um sapo dentro de um saco, de Marcos Mairton e Eduardo Vieira), causos populares (Dona Baratinha e seu casório atrapalhado, de Arievaldo Viana, Selma Ginêz e Marisol Albano) O tesouro da felicidade, de Klévisson Viana, com ilustrações de Jabson Simões, Cavalo de Talo, Boneca de Milho, de Rouxinol do Rinaré, dentre outros.

No lançamento, professores e representantes das escolas dos municípios selecionados receberão kits contendo os vinte exemplares da coleção. Além disso, eles participam de oficinas relacionadas à temática dos livros. Serão dez oficinas, distribuídas em dois turnos de três horas. Em cada uma, cerca de trinta participantes. “É uma forma que os professores aprendem de trabalhar esses conteúdos na sala de aula”, explica Concy Beserra, coordenadora editorial do projeto.

Segundo Eloísa Vidal, idealizadora da coleção, os livros que integram a Fábrica de Leitores representam um grande auxílio no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos municípios com baixo IDEB. Nessas regiões, registra a professora, “os indicadores de educação são mais resistentes”. Com isso, o ciclo de alfabetização não se efetiva. “Há um gargalo identificado nas séries iniciais”, pondera. Ainda de acordo com a professora, o grande barato dos livros que a Edições Demócrito Rocha publica é que eles não estarão nas bibliotecas, mas nas mãos dos próprios professores. “Os alunos não precisam ir até os livros nas bibliotecas, que, muitas vezes, nem existem nesses municípios. Os livros é que vão até eles.”

TRECHOS:


Na cidade Cucaracha
No Conjunto Açucarado
Rua das Naftalinas
Há muito tempo passado
Viveu Dona Baratinha
Que andava com a morrinha
Procurando namorado.


Tinha dois olhos bem vivos
E lindas asas também
Um dia, varrendo a casa.
Sorrindo achou um vintém
Botou um laço de fita
Se achando rica e bonita
Saiu atrás do seu bem.


O Besouro Mangangá
Logo se candidatou
Mas ao chegar perto dela
Um grande ronco soltou
A baratinha, coitada,
Muito meiga e delicada
Com isso se assustou.

Disse logo: - Eu só me caso
Com um bicho da voz suave
Que seja melodiosa
Nem tão aguda, nem grave,
Não quero ronco, nem urro,
Quero que tenha o sussurro,
Sublime como o da ave.

Quando ela disse aquilo
Passou o boi mandingueiro
Balançando o seu chocalho
Feliz e todo faceiro
Disse a Baratinha: - Amigo,
Você quer casar comigo?
Sou bela e tenho dinheiro!

O boi muito interesseiro
Tratou logo de aceitar...
- Oh! Tão linda senhorita
Quem rejeita desposar?
Disse a Barata ao rapaz
- Como é que você faz?
Eu quero ouvi-lo cantar!

O boi soltou um mugido
De derrubar prateleira,
Disse a Barata: - Ai meu Deus
Tu cantas dessa maneira?
Ouvindo tal cantoria
Terei sustos todo dia,
Terei medo a noite inteira!

(...)
 
* * *

INFORMAÇÃO IMPORTANTE - Em apenas 45 dias de atividades o blog ACORDA CORDEL já teve mais de 7 mil visitas, muitas de países da Europa, como Bélgica, Portugal, Holanda, Alemanha, Espanha e França. Obrigado a todos os visitantes.
 
Visualizações de página de hoje -
91
Visualizações de página de ontem
299
Visualizações de página do mês passado
5.727
Histórico de todas as visualizações de página
7.067




Um comentário:

  1. GERALDO ANÍZIO DE CAICÓ

    SOU GERALDO ANÍZIO DE CAICÓ, POETA , COMPOSITOR E TEATRÓLOGO, ATUALMENTE MORO EM ARIQUEMES /RO , OUSO DO EM CONTINUAR A ESCREVER MEUS CORDEIS. PARABÉNS PELO BLOG ESPETACULAR EM PRIORIZAR O CORDEL NORDESTINO COM AUTENTICIDADE CULTURAL.ACABO DE LANÇAR EM SÃO JOÃO DO SABUGI/RN, O CORDEL O BARBEIRO JOÃO PAULINO. O LANÇAMENTO ACONTECERA AO MEIO DA FEIRA DAQUELA CIDADE PELO PROJETO CORDEL PRA TODO MUNDO. COM UM SUCESSO INESPERADO NA CAPITAL NATAL E NOS MUNICÍPIOS , O PROJETO AGORA ESPANDE-SE EM RONDÔNIA.

    ResponderExcluir