terça-feira, 20 de novembro de 2018

Estação do Cordel:



(Fotografias do acervo de Nando Poeta)

O CORDEL NO CENTRO DE NATAL




A Estação do Cordel, ANLIC (Associação Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel), com o apoio da SPVA (Sociedade dos Poetas Vivos) começaram as comemorações alusivas ao dia 19, dia do cordelista, data do nascimento de Leandro Gomes de Barros, no III Círculo Natalense do Cordel, realizado nos dias 15,16 e 17 de novembro na cidade de Natal.
O III Círculo Natalense do Cordel foi a culminância do ano Leandrino, já que em março deste ano, celebramos os 100 anos de seu encantamento e iniciamos durante o ano inteiro atividades que lembraria a obra e vida de Leandro Gomes de Barros.
Aproveitamos o evento para celebrar a importância dos 120 anos de Luis da Câmara Cascudo, os 90 anos de encantamento de Fabião das Queimadas, o centenário de Zé Saldanha e os 90 anos da passagem de Mario de Andrade por Natal, todos eles impulsionadores da nossa arte e cultura.
A congregação de poetas vindo de várias partes do país e do Rio Grande do Norte, foi o coroamento. Durante os três dias, realizamos 8 palestras e dois lançamentos que se transformaram em grandes debates, com uma participação envolvente de todos os presentes.
Nas mesas estiveram os poetas e pesquisadores: Irani Medeiros/RN, Gustavo Luz/RN, Jefferson Campos/RN, Aderaldo Luciano/RJ, Varneci Nascimento/SP, Tonha Mota/RN, Marco Haurélio/SP, Gutemberg Costa/RN, Daliana Cascudo/RN, Marciano Medeiros/RN, Kydelmir Dantas/PB, Carlos Alberto/RN, Nando Poeta/RN, Eduardo Santa Rosa, Zeca Pereira/BA,Manoel Cavalcante/RN, Geralda Efigênia/RN, Maria Alice Amorim/PE , Izabel Nascimento/SE, Cláudia Borges/RN, Ozany Gomes/RN, Marconi Branco/RN, Jussiara Soares/RN,  Sírlia Lima/RN  e Tereza Custódio/RN, dentre outros.
No evento foi realizada uma Mesa de Glosa, sob a coordenação de Moura Galvão, que reuniram os poetas: Jadson Lima/RN, Marciano Medeiros/RN, Felipe Pereira/RN e Marcos Teixeira/RN, que chamaram a concentração de todos os presentes, que atentos acompanharam a criação poética (motes) e a desenvoltura dos poetas na mesa.
A Presidente Tonha Mota da ANLIC (Associação Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel) com seus confrades presentes conduziu o Necrológio dos confrades (Antonio Sobrinho,Domingo Tomás,Luiz Campos, Aldivam Honorato e Manoel Justino) da ANLIC-RN, foi um momento de reconhecimento aos poetas da Academia que se encantaram.


Kydelmir Dantas, Gustavo Luz, Paulo Varela e Nando Poeta

Durante três noites, muitos poetas e músicos passaram pelo palco da praça, abrilhantando cada noite do Círculo, entre eles: Jadson Lima/RN, Rodrigão/RN, Lino Sapo/RN, Claudson Faustino/RN, Léo Medeiros, Cláudia Borges/RN, Filipe Borges/RN, Tonha Mota/RN, Manoel Cavalcante/RN, Antonio Francisco/RN, Paulo Varela/RN, José Acaci/RN, Ed Carlos/RN, Carlinhos Zens e Antonia. A condução do Sarau ficou com a coordenação da jornalista Idyane França.
Os Poetas Mirins entraram em cena, encantando todos os presentes. A caravana de poetas mirins desembarcaram na praça, iluminando uma das noites mais bela do III Círculo Natalense do Cordel. Estiveram, Filipe Borges-São José do Mipibu/RN, Davi Lima-Bom Jesus/RN, Tiago Camilo-Currais Novos/RN, Moises-Mossoró-RN e Clara Bezerra-Carnaúbas dos Dantas/RN. Foi um show a parte, com o estrelato mirim interagindo com o poeta Antonio Francisco, que foi recebido pela meninada com grande carinho.
Vários grupos musicais marcaram sua presença, como: Zé Martins e Banda Fibra de Coco, Trio de Forró Du Sete, Fuxico de Feira e o Bando de Fabião, com Tonha Mota e seu Forró pé de serra.
O III Círculo Natalense do Cordel ganhou as ruas de Natal, na concentração na Praça Padre João Maria, o João Redondo abriu o caminho para o Boi Misterioso desfilar pelas ruas da Cidade Alta, animando os brincantes e chamando a atenção dos populares.
Durante todo evento, tivemos a visitação de escolas, com os estudantes e profissionais vivenciando os espaços do III Círculo. A escola Coronel Miguel Teixeira do município de Jardim de Angicos abriu o evento ainda no feriado de 15 de novembro.
Foram três dias intensos de alegria, que contou com o apoio de inúmeros colaboradores que ajudam a edificar no coração do centro histórico da Cidade Alta do Natal, um espaço de arte independente, que tem aglutinado os amantes da arte, populares e turistas que aproveitaram o feriadão e transbordaram na arte e cultura de nossa cidade.
Todos os que participaram do evento, dizem por uma só boca, VIDA LONGA AO CÍRCULO NATALENSE DO CORDEL, e que venha o de 2019.

Um comentário: