quinta-feira, 19 de julho de 2018

XILOGRAVURA x "INFOGRAVURA"



Ciclos Temáticos na Literatura de Cordel

Li hoje uma notícia sobre o livro Ciclos Temáticos na Literatura de Cordel, lançado pela Graciliano Ramos Editora (Imprensa Oficial de Alagoas) e escrito por Manuel Diegues Junior. Nesta obra, o autor faz uma análise dos temas mais comuns na literatura de cordel nordestina e de como esses temas são abordados por cada poeta.
A capa foi elaborada pelo artista gráfico Daniel Holgrefe, que informa o seguinte em sua página: “Fui convidado para ilustrar a capa e não dava pra fugir do tema cordel, então me baseei nas capas feitas em xilogravura de mestres como J. Borges e criei alguns personagens e ambientes. Queria mesmo era fazer uma xilogravura, na madeira e tal, mas o prazo às vezes não deixa né…” O design ficou por conta do Michel Rios.
Realmente esse desenho imitando a xilogravura, que eu costumo chamar de “infogravura”, tem ganhado muito espaço em várias publicações e outras mídias visuais, inclusive comerciais e abertura de programas de TV, mas nada como a gravura impressa a partir de uma boa matriz de madeira, já que o resultado é bem mais original. (A.V.)

PARA SABER MAIS:
Link: https://danielhogrefe.wordpress.com/2012/12/09/ciclos-tematicos-na-literatura-de-cordel/




Um comentário:

  1. Valeu Arievaldo, você sempre nos trazendo informações atuais, Não sabia desta nova edição, livro clássico para os pesquisadores do cordel. Abraços

    ResponderExcluir