quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

NORDESTE CABOCLO



Há quatro anos estive no programa Nordeste Caboclo, do poeta Carneiro Portela e relembrei esse poema de Zé Praxédi, o Poeta Vaqueiro, que ele costumava declamar no final do programa, desde os tempos do CEARÁ CABOLCO, na TVC. O amigo Édson Crisóstomo, de Canindé, me enviou o texto completo do poema:

DOTÔ, INTÉ OUTRO DIA
(Zé Praxédi, o Poeta Vaqueiro)

Seu doto inté asturdia
basta mecê precisar
um criado às suas ordens
na Serra do Jatobá...

Pros almoço tem galinha
tem quaiada pro jantar
água cheirosa de tanque
pra vosmecê se banhar.

Leite quente ao pé da vaca
quando o dia amanhecer
café torrado no caco
de quando invez pra você.

Aguardente potiguar
caso goste de beber
capim mimoso verdinho
pra seu cavalo comer.

Pra vosmecê merendá
mel de abelha com farinha
tem da fonte milagrosa
água fria na quartinha.

Pra vosmecê se deitar
uma rede bem arvinha...
Mas,leve tombém sua muié
pruquê lá só tem a minha!

Um comentário:

  1. Show demais, parece que estou vendo meu pai deitado na rede e eu sentado no chão assistindo.

    ResponderExcluir