quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MAIS UM POETA QUE PARTE...


Através da seção de comentários deste blog tomei conhecimento da morte do poeta ANTÔNIO AMÉRICO DE MEDEIROS, com quem mantive intensa e proveitosa correspondência desde o longínquo ano de 1999. Ele me deu muitas dicas preciosas para um poeta "iniciante" que estava também se lançando como editor de sua própria obra e da obra de outros poetas. Tive a honra de fazer a capa do único folheto que Américo publicou pela Editora LUZEIRO, sob a orientação do poeta Marco Haurélio...

A informação é do leitor ANCHIETA FRANÇA:

"Faleceu hoje na cidades de Patos -Pb, o poeta Sabugiense, Antônio Américo de Medeiros,conosco fica seu legado e a admiração ao grande Mestre do cordel e da viola... Fica nossos sentimentos a família enlutada ...
Soube da notícia através do Poeta Israel Galvão e que o Poeta Cícero Nascimento nos confirmou!

Antônio Américo de Medeiros

Era natural de São João do Sabugi-RN, onde nasceu a 7 de fevereiro de 1930. cantador profissional, começou a percorrer o Nordeste com sua viola aos 15 anos, em 1945. Criou um programa de violeiros na Rádio Espinharas, de Patos-PB, em 1960, permanecendo 23 anos no ar. Em 1977 escreveu seu primeiro romance História completa da Cruz da Menina, do qual já publicou diversas edições. Mesmo durante a maior crise da Literatura de Cordel, que aconteceu no período de 1988 a 1998, manteve sua banca de folhetos no Mercado Público de Patos, sempre com um estoque acima de 200 títulos, inclusive obras de autores consagrados como Leandro Gomes de Barros, José Pacheco e José Camelo de Melo Resende. Nessa atividade, permanece até os dias de hoje.
Antônio Américo segue a linha dos velhos mestres, escrevendo histórias longas e bem feitas, geralmente de 48 páginas. São de sua autoria os seguintes títulos: A moça que mais sofreu na Paraíba do Norte , A vida de Antônio Silvino, Lampião e a sua história contada em cordel, Os mestres da Literatura de Cordel, O marco do Sabugi, História da Guerra de Juazeiro do Padre Cicero em 1914, A fada do Bosque Negro e a Princesa de Safira, O fracassado ataque de Lampião a Mossoró, A vida de Lampião - intriga, luta e cangaço, História completa da Cruz da Menina."


Estudo em nanquim para capa do folheto A MOÇA QUE MAIS SOFREU...

2 comentários:

  1. Alguém tem foto do poeta ANTONIO AMÉRICO para enviar?

    ResponderExcluir
  2. Quando deixarão de perseguir a cultura popular? quando?.

    Essa carta enviei ao Prefeito de Salvador em Dezembro de 2013:

    Carta para ACM neto
    Carlos Silva Prezado amigo, faça circular essa carta que acabei de postar na página do Prefeito ACM NETO.

    Exmo.Sr.Prefeito, Antonio Carlos Magalhães Neto por favor. Em respeito á cultura secular do cordel,por amor á cultura Baiana e Brasileira, Não retire da praça Cairú a Banca de cordel, pois lá é um ponto de referencia de encontro de todos os nossos poetas e cantadores da Cultura popular, Vamos fazer uma gestão que seja do agrado de todos. A poesia de cordel está sendo vista como uma revolução na educação.Participei do Seminário do cordel na UNEB - Campus Uneb De Irecê, e este setor acadêmico da Bahia teve como tese nos três dias de seminário , a literatura de cordel.

    Reveja essa situação, e informe-se mais sobre essa nossa riqueza cultural admirada no mundo inteiro. SALVADOR SERIA A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, A PERSEGUIR A CULTURA POPULAR E SEUS ARTISTAS, COM A HISTÓRICA IMPORTÂNCIA QUE ELA TEM PARA O RESTO DO PAIS E DO MUNDO?
    Espero que o Sr.aja de bom senso e não se deixe levar por alguns que acham que a poesia de cordel, o artista popular, não tem importância cultural para o nosso Estado.

    Carlos Silva - poeta e cantador, da VILA DE ITAMIRA, município de Aporá,-Litoral norte da Bahia, escrevo em nome de todos os poetas da oralidade escrita e cantada da nossa poesia da Bahia.(75-3448-1159)

    Eis aqui, alguns dos defensores da nossa arte de cordel na Bahia.

    Vejam só nobres amigos
    O Meu discurso afinal
    Pra defender o cordel
    A cultura e coisa e tal
    Botarei nome na lista
    Pra eleger um cordelista
    Pra deputado estadual

    Resultado?
    A banca foi retirada, e não existe previsão se vão arrumar um local devidamente apropriado para exposições dos livretos de tantos cordelistas.
    Itamira, 05 de Fevereiro de 2014
    Foto

    ResponderExcluir