quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SOLENIDADE NA AL

 
O deputado Lula Morais (PCdoB) homenageando a Orquestra Eleazar de Carvalho,
o cantor Raimundo Fagner (representado por sua irmã Marta Lopes) e o poeta Arievaldo
 
Agradecimento de Arievaldo Viana
 


Saúdo primeiramente

A todos os deputados

Às demais autoridades

E artistas convidados

Nesta solene sessão

Em nome de Gonzagão

E dos homenageados.

 

Ao nosso LULA MORAIS

Meus cumprimentos primeiros

Por fazer esta homenagem

Junto com seus companheiros

Ao saudoso Gonzagão

O grande Rei do Baião

Orgulho dos brasileiros.

 

Um mandato comunista

Deve sempre se orgulhar

Dos heróis de nossa gente

E sua luta sem par

Em defesa do povão

Da terra e da tradição

Da Cultura Popular!

 

Também a Raimundo Fagner

Pelo seu grande trabalho

Sempre divulgando o mestre

Buscando o melhor atalho;

E usando uma rima destra

Quero saudar a orquestra

Eleazar de Carvalho.

 

A Orquestra aqui citada

Tem um trabalho bonito

Misturando o popular

Com pitadas do erudito;

E Fagner, na mesma saga,

Fez dois discos com Gonzaga

Equiparando-se ao mito.

 

Nosso Carneiro Portela

Tem a cara do sertão

Sempre foi divulgador

Do eterno Rei do Baião,

Seu legado não é pouco

Com o Nordeste “Cabôco”

De Mãe Preta e Pai João.

 

Paulo de Tarso é poeta

Traz rimas de caminhão

Lá dos confins de Tauá

Traz seus folhetos na mão

Vai portanto o meu abraço

Para o bom Paulo de Tarso

Colega de profissão.

 

O nosso fotógrafo Arlindo

Que é colecionador

Da obra de Gonzagão

Da cultura um lutador;

E com as bênçãos de Deus

Eu louvo Dimas Matheus

E a Casa do Cantador. 

 

Nosso Pedrinho Sampaio
Na mesma arte se irmana
Grande comunicador
E cordelista bacana
Nesta saudação que faço
Receba pois, o abraço,
De Arievaldo Viana.

 
Sou matuto cearense
Nasci no Sertão Central
Gibão e chapéu de couro
Foram o primeiro enxoval
Faço repente brincando...
Aqui vou me apresentando
Para todo o pessoal.

 
Do espaço sideral
A minha energia emana
O meu verso soa claro
Doce como mel da cana
Sou poeta de cordel
Trovador, o menestrel
Arievaldo Viana.

 
Agora passo a falar
Do grande homenageado
Sanfoneiro de talento
Compositor inspirado;
Para meu verso singelo
Ficar mais forte e mais belo
Em Martelo Agalopado:
 

Muito jovem partiu da Caiçara
Pra servir o Exército Brasileiro
Fortaleza serviu de paradeiro
Acolhendo mais um pau-de-arara
A primeira sanfona foi bem cara
Lá no Mangue a carreira foi inglória
Mas um dia viu os louros da vitória
Uma ave serviu-lhe de alavanca
Foi voando nas asas da Asa Branca
Que Gonzaga escreveu a sua história.
 
Fortaleza, 5 de dezembro de 2012

Um comentário:

  1. Olá, eu sigo o blog e gosto muitos das suas postagens. Bom, eu tenho um amigo que canta e fez um vídeo em homenagem a Luíz Gonzaga. Gostaria de saber se poderia haver divulgação de sua parte em uma postagem. Trabalho com Redes Sociais e poderia divulgar seu blog.
    O meu email é shell0077@gmail.com e o link do vídeo é http://www.youtube.com/watch?v=QHxvQGT5keE&feature=share&list=FLkbjpx0wNgsq4BYu6pIExmg.

    Aguardo seu contato, caso for de seu interesse. Obrigada.

    ResponderExcluir