sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DIA DE SANTOS REIS

Tim Maia - Tim Maia (1971)

Pai da soul music brasileira, Tim Maia começou na música tocando bateria, mas logo passou para o violão. Em 1957, fundou no bairro carioca da Tijuca o grupo de rock Os Sputniks, do qual participaram Roberto e Erasmo Carlos. Em 1959, foi para os Estados Unidos, onde estudou inglês e entrou em contato com a soul music, chegando a participar de um grupo vocal, o The Ideals.
Neste segundo LP, de 1971, a faixa que abre o disco é a música A FESTA DO SANTO REIS, de Márcio Leonardo, verdadeiro resgate de uma festa que como a própria letra já diz: anda meio esquecida.  
Quando menino presenciei muitos reizados tradicionais, que alguns chamam de PAPANGU*. O reizado da família BASTIÃO/RODEIROS era o melhor da redondeza e o sanfoneiro "Meu Pedro" fazia figura tocando o BAIÃO VERMELHO, dança típica dos CARETAS. Os "Miguéis" (Zé Miguel, Juvenal, Aroaldo) também tinham um excelente grupo de reizado onde destacava-se o Messias Pompílio fazendo "relaxo" na cabeça do boi. Fazer "relaxos" é dizer glosas de improviso. Nunca esqueci esse "relaxo" atribuído ao Quelemente (João Clemente, já falecido):

"Pode crê mandou lembrança
Se for verdade, Deus lhe pague
Não como frango pedrês
Nem como galo pintado
A melhor coisa do mundo
É carinho de menina
Meu padrim o que é que tem
Pra dar a essa TIJUBINA?"

A "tijubina" em questão era uma das damas que acompanhavam a burrinha. Um personagem marcante do reizado é o BABAU. No interior de Madalena-CE tinha também o JARAGUÁ, um bicho feio, feito com uma queixada de bicho morto, que assombrava as crianças.
          * Papangu, ou papangu de quaresma é um termo depreciativo, que significa abestalhado, tolo, sem discernimento das coisas. Quem brinca na época correta, ou seja de 06 de janeiro (Dia de Reis) até o Carnaval está correto, são os CARETAS ou figurantes do REIZADO. Quem brinca na quaresma é ridicularizado.

FAIXAS DO DISCO:

01. A Festa Do Santo Reis
02. Nao Quero Dinheiro (So Quero Amar)
03. Salve Nossa Senhora
04. Um Dia Eu Chego La
05. Nao Vou Ficar
06. Broken Heart
07. Você
08. Preciso Aprender a Ser So
09. I Don´t Know What to Do With Myself
10. E Por Voce Que Vivo
11. Meu Pais
12. I Don´t Care

Download:
Clique aqui para baixar

CRÉDITO DA POSTAGEM:
http://www.cdscompletos.org/pop/tim-maia-a-festa-do-santo-reis/


Boi coração: um reisado de retorno

O reisado de caretas é uma brincadeira presente em todo o território cearense, sendo mais freqüentes no Sertão Central, onde o ciclo do gado influenciou a vida do sertanejo, conseqüentemente todo o seu imaginário e suas práticas culturais. Este folguedo tem como uma de suas raízes os tempos das antigas Festas de Entrudo na Região Ibérica. No Brasil essas festas se fundiram a diversas influências indígenas e negras variando suas formas de manifestação cultural de região para região, tornando singular cada reisado e suas formas de expressão.

No presente trabalho procuramos mostrar um pouco do Reisado de Caretas Boi Coração e compreender a historicidade dos reisados de caretas em Cipó dos Anjos, distrito do município de Quixadá - Ceará. Tentando compreender as mudanças e permanências na sua representatividade e comentar sobre o significado de cada personagem dentro do folguedo.


OS CARETAS OU PAPANGUS


PARA SABER MAIS: http://boicoracao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário