domingo, 9 de outubro de 2011

O DISCO DA SEMANA


Excelente LP do Rei do Baião, marca a estréia do grande compositor José Marcolino (Sumé-PB) que assina nada menos que 06 faixas desse disco, todas em parceria com Luiz Gonzaga. Dessa prolífica parceria destacamos "Pássaro Carão" e "Serrote Agudo". João do Vale, ao lado de Helena Gonzaga*, é autor da belíssima "De Teresina a São Luís". O disco é todo bom, destacamos ainda "Balança a rede" e "Adeus Iracema" de Zedantas e "Ô véio macho", de Rosil Cavalcante.

* Helena nunca foi compositora. Luiz Gonzaga registrou a canção no nome de sua esposa, porque João do Vale pertencia a uma editora musical diferente da sua e na época havia esse impedimento.


1962 - Ô Véio Macho

1. Ô véio macho
2. Balança a rede
3. Sertão de aço
4. Serrote agudo
5. De Teresina a São Luiz
6. Pássaro Carão
7. Sanfoneiro Zé Tatu
8. Matuto aperriado
9. Forró de Zé Antão
10. A dança do Nicodemos
11. No Pianco
12. Adeus Iracema



João do Vale e Luiz Gonzaga

2 comentários:

  1. O blog tá muito bonito, cara, nada de caetanear o que há de bom, porém, essa música De Teresina a São Luis passou dias em meu ouvido. Letra tipica do João do Vale, embora como disse Humberto Teixeira, que não sabia mais o que era dele e de Gonzaga, pode ser este também o caso. Mas falar em Pedreiras e "de comer mostrando o prato", deve ser só do João do Vale mesmo, a letra.

    ResponderExcluir
  2. João do Vale vendeu muita música... Tinha família numerosa e para não ver os filhos passar fome às vezes tinha que abrir mão de sua autoria, vendendo suas músicas a outros compositores. É o caso de "Cheiro da Carolina", que ele fez em parceria com Zé Gonzaga e acabou vendendo sua participação a um tal de Amorim Roxo. Com relação a esse "De Teresina a São Luis", é uma letra tipicamente de João do Vale, como na passagem: "Bom dia seu Dá, os cearenses acabam de chegar / Meus zirimão uma safra bem feliz / Vocês vão para Pedreiras e eu vou pra São Luís.
    O saudoso Ribamar Lopes, um dos mais brilhantes pesquisadores de cordel, foi companheiro de infancia de João do Vale. Lembrava dele vendendo pirulitos e já inventando canções quando criança.

    ResponderExcluir