No decorrer desta semana, no período de 02 a 05 de novembro eu e Jô Oliveira estaremos novamente na Feira do Livro de Porto Alegre lançando quatro obras pela Editora CORAG. Duas delas são adaptações de textos do livro "CASOS DE ROMUALDO", do escritor e folclorista gaúcho Simões Lopes Neto. Os outros são adaptações do Estatuto do Idoso e do Estatuto da Criança e do Adolescente para o cordel. Além dos lançamentos, faremos palestras, oficinas e visitações escolares. Todas as obras lançadas pela CORAG terão tiragem superior a 20 mil exemplares e serão distribuídas em escolas públicas do Rio Grande do Sul, contribuindo sobremodo para difusão e consolidação da Literatura de Cordel na Região Sul do país.
O informativo oficial da Feira de Porto Alegre publicou esse texto em julho deste ano:
A literatura de cordel ao alcance de todos. Um projeto promovido pela Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (Corag) em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro publica livretos com obras adaptadas à linguagem de cordel. A ação, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, distribui o material na Feira do Livro de Porto Alegre e em escolas. Neste ano, o texto escolhido para ser adaptado ao cordel é Casos de Romualdo, de Simões Lopes Neto. A adaptação foi realizada pelo escritor cearense Arievaldo Viana e as ilustrações são do pernambucano Jô Oliveira.
No ano passado, Arievaldo Viana e Jô Oliveira também trabalharam com os contos de Lopes Neto. Na ocasião, os textos escolhidos foram “300 Onças” e “Melancia e Coco Verde”, publicados e distribuídos em 14 mil exemplares. Neste ano, serão adaptados os contos “Romualdo entre os Bugios” e “Quinta de São Romualdo’, também da obra do pelotense, considerado o maior escritor regionalista gaúcho.
Arievaldo Viana e Jô Oliveira contam com diversas obras e prêmios em seus currículos. O primeiro é o criador do Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos. Viana também é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e venceu, em 2002, o V Prêmio Domingos Olympio de Literatura. Já o ilustrador Jô Oliveira tem em seu currículo um prêmio no Festival de Curta-Metragem, em 1968, no Rio de Janeiro, com desenho animado e participações nas 9ª e 10ª edições do Salone Internazionale del Animazione dei Comics em Lucca, na Itália, em 1973 e 1974.
Autor e ilustrador estarão presentes na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá de 28 de outubro a 15 de novembro. No evento participarão de encontros com alunos e professores. Além disto, Arievaldo ministrará uma oficina sobre cordel, dentro do Ciclo Todo Mundo Pode. A oficina acontecerá no QG dos Pitocos, espaço da Feira do Livro destinado a crianças em idade pré-escolar.
AGENDA de ARIEVALDO e JÔ OLIVEIRA
NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Dia 03/11 – 9h00 – Sala de Vídeo: Palestra “Cordel na Sala de Aula – a literatura popular como ferramenta auxiliar na educação”; 19h30 – Coquetel da Editora CORAG, lançamento de Casos de Romualdo em Cordel;
Dia 04/11 – 10h30 – Lançamento do Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso em Cordel, local: Arena das Histórias; 15h30 – Bate papo com alunos, na Arena das Histórias, seguido de seção de autógrafos.
Olá Ari,
ResponderExcluirFico contente em ver os resultados desta sua dedicação ao cordel, com certeza quem planta tanto quanto você, terá sempre fartura nas colheitas.
Parabéns e que seja longa sua jornada de sucesso.
Meu abraço,
Dalinha