O REPÓRTER - Neste dia 19 de abril, o cantor Roberto Carlos completa 70 anos de vida. O maior nome de nossa música já foi chamado de "Rei da Juventude", de "Rei da MPB" e hoje é simplesmente chamado de "Rei".
Em toda a sua extensa discografia, Roberto Carlos é o brasileiro que mais vendeu discos, com mais de 120 milhões de cópias comercializadas.
Na juventude, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde entrou em contato com o rock. Na década de 1950 Fez parte das bandas The Sputniks e The Snakes. Nessa época começou a mais sucedida parceria musical, quando conheceu Erasmo Carlos.
Em 1959, lançou sem primeiro compacto. No mesmo ano, veio seu primeiro álbum "Louco Por Você", com influências da bossa nova. O disco foi um fracasso de vendas e, após o sucesso do Rei, acabou se tornando uma raridade, sendo um dos álbuns mais caros do Brasil.
A partir da década de 1970, Roberto Carlos passou a se decicar mais às músicas românticas. Em 1971, lançou um álbum que contém vários de seus grandes sucessos como "Detalhes", "Amada Amente" e "Debaixo dos Caracóis, dos seus Cabelos".
Roberto Carlos já cantou com vários nomes da música mundial como Julio Iglesias, Gloria Stefan, Luciano Pavarotti, Lanni Hall entre outros.
Nos últimos anos, se dedicou a gravar álbuns ao vivo ou grandes duetos. Em 2001, gravou o "Acústico MTV". Em 2008, lançou ao lado de Caetano Veloso um álbum em homenagem a Tom Jobim. Os 50 anos de carreira de Roberto Carlos froam comemorados com o show "Elas cantam Roberto" com participações de Ivete sangalo, Adriana Calcanhotto, Zizi Possi, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Hebe Camargo, entre outros.
Em 2010, gravou o show "Emoções Sertanejas", ao lado de nomes como Chitãozinho & Xororó, Paula Fernandes, Martinha, Bruno & Marrone e Paula Fernandes.
Foi enredo de escola de samba em 2011. A Beija Flor de Nilópolis lançou o enredo "A Simplicidade de um Rei", sendo campeã do carnaval carioca.
Fonte: www.oreporter.com
LEIA TAMBÉM A POSTAGEM "ROBERTO CARLOS NA LITERATURA DE CORDEL"
Nenhum comentário:
Postar um comentário