Só agora a noite foi que me lembrei que hoje está fazendo exatamente tres meses que o blog ACORDA CORDEL está no ar. A primeira postagem foi sobre a adaptação do romance "O tronco do ipê", de José de Alencar, para a linguagem do cordel. O leitor pode ir lá conferir... é a nossa postagem inaugural. Fui motivado a criar este blog por dois fatores. Há tempos vinha acompanhando com interesse os blogs dos poetas Marco Haurelio, Marcos Mairton. e do Papa Berto I - O jornal da Besta Fubana, uma gazeta da "Bixiga-lixa" todos muito interessantes e fundamentais na divulgação da cultura nordestina, sobretudo do que não está na grande mídia. No final de março foi a vez do poeta Pedro Paulo Paulino criar o seu - o Vila Campos Online, para o qual tenho enviado algumas colaborações (e vice-versa). Outro fator determinante foi criar um espaço para divulgação das atividades relacionadas ao projeto Acorda Cordel na Sala de Aula e a poesia popular de modo em geral, sem falar na música e na arte Nordestina como um todo.
Pois bem, é com grata satisfação que constatamos nesse exato momento a incrível marca de 63 seguidores e 21.257 visitas, de leitores de mais de dez países diferentes. Uma média de 7 mil visitas/mês, embora o mês de junho tenha apresentado o maior record de visitas diárias... Foi entre os dias 12 e 15, quando chegamos a mais de 700 visitas por dia. As postagens responsáveis por esse súbito interesse do público foram duas em especial: uma sobre as FESTAS JUNINAS e outra sobre uma palestra que realizei, ao lado do poeta Zé Maria de Fortaleza, numa escola de Capuan-Caucaia, para mais de 500 alunos e professores.
Eis a situação atual do blog:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E ainda visitas de outros países que não aparecem no contador de visitas, como Timor-Leste, Hungria, Canadá, Índia, Iraque e Japão. É o que o contador só mostra os dez que estão no top de visitantes.
A todos os seguidores, leitores e colaboradores do blog, nosso muito obrigado! |
Olá Arievaldo,
ResponderExcluirParabéns por este espaço de ótima qualidade com postagens de grande importância para os apreciam a cultura popular.
Seu jovem blog no meu conceito já é referência para quem quer saber mais e com qualidade sobre nossa cultura popular.
Foi bom conhecê-lo pessoalmente, embora que por acaso e tão rápido.
Um abraço,
Dalinha
Parabéns ao Acorda Cordel que nos seus tres meses de idade já encanta com tantas novidades aos amantes do cordel! abraços amigo.
ResponderExcluirParabens! Eu comecei a seguir o blog essa semana e estou gostando muito, sou de Caetés - PE e dou muito a valor a literatura nordestina, esse blog era o que faltava pra eu seguir, obrigado por compartilhar! Abraços.
ResponderExcluirObrigado Dalinha, Lia Silveira e Ciço Poeta. Temos procurado mostrar, nesse espaço, o trabalho das novas gerações de poetas populares, sem esquecer jamais de resgatar a obra dos grandes mestres do passado, sobretudo aqueles mais esquecidos, como Vicente Vitorino de Melo, Minelvino Francisco e outros mais. Temos divulgado o trabalho de Lucas Evangelista, Mestre Azulão, Bule-Bule, Manoel Monteiro e outros decanos do cordel. E, de quebra, estamos mostrando também um pouco da cultura Nordestina em geral. Agradecemos dicas, sugestões, palavras de incentivo e até mesmo as críticas que vierem, afinal de contas nada é perfeito. Grande abraço a todos.
ResponderExcluirParabéns, poeta. Blogs como o seu, que discutem realmente a literatura de cordel e não se furtam a emitir opiniões sobre os mais variados temas, são raros nessas veredas.
ResponderExcluirO blog Acorda Cordel já começa a fazer parte do dia a dia de muita gente. O leitor de blog é tão contumaz quanto o leitor do tradicional jornal impresso. Parabéns pelos três meses de existência bem assinalada do blog do companheiro. É uma iniciativa honrosa a do Ari, em dispor de maneira eletrônica o grande acervo e conhecimento que ele detém da Literatura de Cordel, sendo ele um dos maiores expoentes dessa arte.
ResponderExcluirUM COMENTÁRIO INTERESSANTE:
ResponderExcluirAo longo desses tres meses, a postagem mais vista em nosso blog, que tem um número de visualizações que supera a segunda colocada em mais do dobro a segunda colocada, é "FOLHETIM GLOBAL DIFUNDE LITERATURA DE CORDEL". Lá foram postadas também diversas opiniões de leitores, como essa interessante observação da leitora GISA CARVALHO:
"A novela Cordel Encantado, como toda produção ficcional, não tem a obrigação de retratar um dado contexto tal qual ele se apresentou. Isso aí fica para a História fazer.. E se considerarmos a subjetividade dos historiadores, nem eles fariam dessa forma.
Gostei muito dessa novela, talvez por ter alimentado uma péssima expectativa, me surpreendi. Lógico que há falhas, mas é um passo para que o cordel se torne uma literatura conhecida, e aí quem tiver interesse em saber exatamente o que é um cordel, pega um folheto e lê. O que não se pode esperar é que uma novela das 6 traga uma discussão complexa acerca de estereótipos e da realidade nordestina. Inclusive, acho que já se faz uma trama um tanto mais ousada quando sugere a dupla interpretação da prática do Cangaço, em vez de simplesmente tachá-los como bandidos, com uma protagonista que não é bobinha nem ingênua...
Com relação ao sotaque, sabemos que é estereotipado sim, mas também está avançando, se considerarmos os tantos horriveis e insuportaveis que existiram em tramas como Senhora do Destino, por exemplo.
Gosto desse hibridismo que a trama sugere."